Vamos partir do pressuposto que você não conheça nenhum dentista e se lembrou que precisa de um. Como as pessoas procuram profissionais de saúde? Como achar aquele dentista em que você vai confiar seu sorriso e sua saúde bucal? Vai por indicação? Por proximidade de casa ou do trabalho? Pelo preço? Pela lista do convênio? Veja algumas dicas para otimizar seu tempo na hora de escolher um dentista. 


Segundo uma pesquisa feita no final de 2016 chamada de Jornada Digital do paciente, realizada pelo grupo Minha Vida com quase 4.000 pessoas, 4 em cada 5 pessoas procuram informações sobre saúde na Internet. E os pacientes buscam essas informações antes e depois das consultas médicas. Infelizmente, não temos esse tipo de dado especificamente para a Odontologia. Porém, tenha certeza de que os pacientes não só procuram sobre sintomas e doenças como procuram saber mais sobre os profissionais que vão atendê-lo. Então é aí que começam algumas buscas por profissionais – na Internet.

Buscar por indicação de familiares, amigos ou profissionais

Sinceramente, acredito que a melhor maneira para encontrar um dentista seja por indicação de alguém que saiu satisfeito com o trabalho do profissional. Muitos fatores serão pesados na balança, porque não adianta o dentista ser apenas muito bom tecnicamente. Ele precisa atender no horário, dar atenção na consulta, ter disponibilidade na agenda, estar próximo da sua residência ou do trabalho e ainda ter um preço que caiba no seu bolso. Para achar um dentista que será da sua confiança, melhor seguir a indicação de quem já confia como amigos, familiares ou ainda outro dentista quando você está passando já por um clínico geral e precisa de um especialista.

Lista de dentistas do convênio e proximidade

Quando você tem convênio odontológico, o normal e que você pegue a lista dos dentistas credenciados e tente achar um que esteja próximo de você. Mesmo assim, se você tiver uma indicação de alguém, fica melhor. Hoje fica mais fácil quando se busca por especialidade.  

Buscar informações sobre o currículo do profissional

Nem sempre um currículo recheado garante bom atendimento. Vai servir para o paciente confirmar a especialidade do profissional e ver o tempo de formação. 

Características positivas que os pacientes procuram

Dentista bom é aquele que escuta seu paciente, entende qual o problema e propõe soluções terapêuticas viáveis, sendo assertivo e resolutivo. Pacientes procuram por profissionais que entendam seus anseios. Oferecer mais de um tratamento e facilitar o pagamento também acaba por conquistar mais pacientes que em sua maioria também desejam participar das decisões sobre sua boca. 

Pacientes que não têm condições de ir ao dentista particular ou pelo convênio

Muitos brasileiros estão nesta categoria e a melhor maneira seria procurar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Em muitas cidades podemos encontrar dentistas que atendem no Programa de Saúde da Família, pelo SUS. Nestes casos, o paciente pode ter que enfrentar uma fila de espera um pouco maior, porém, em muitas cidades é possível ter tratamento inclusive com especialistas nos CEOs – Centros de Especialidade Odontológico, com encaminhamento dos dentistas de UBSs. 

Cuide sempre da sua saúde bucal, diariamente e  indo ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para prevenção de doenças. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto