Um evento incrível que aconteceu no dia 27/10/2017 dentro do Congresso da APDESP – Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de São Paulo. O Blog Dicas Odonto teve a honra de fazer a cobertura deste evento em que o Grupo Kota trouxe o TPD Nondas Vlachopoulos, de renome internacional, para mostrar ao vivo sua destreza na confecção de próteses em cerâmica. 

Os olhares curiosos dos TPDs estavam atentos nas telas posicionadas pelo estande do Grupo Kota. Dois corredores ficaram congestionados por profissionais ávidos por conhecimento. Muitos registravam o momento em vídeo ou com fotos. Uma verdadeira obra de arte estava em curso ali, ao vivo, com explicação passo a passo. O Técnico em Prótese Dentária Nondas Vlachopoulos confeccionou “do zero” um incisivo central e um molar, ambos A2 em cerâmica, sobre copings de zircônia. Eu, sendo cirurgião dentista, tinha visto poucas vezes uma apresentação como esta. 

[youtube]1QQUwamX7sM[/youtube]

Segundo o consultor técnico do Grupo Kota, Edi Carlos, uma das características da técnica demonstrada pelo Nondas é a queima única da peça (one bake). Para isso, o técnico precisa ter um controle milimétrico do pincel, controle de umidade e ser especialista nesse tipo de trabalho. Destaco a qualidade da apresentação com tradução simultânea e narração de cada passo. Tenho certeza que foi um dos grandes destaques deste Congresso que aconteceu em São Paulo nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2017. 

Vendo o capricho e destreza do Nondas, a gente para um pouco para refletir sobre o quanto, às vezes, os nossos pacientes não sabem sobre o trabalho artesanal que está por trás dos dentes cimentamos em suas bocas. Essa é mais uma maneira da gente agregar valor ao nosso trabalho na hora de reconstruir sorrisos. Parabéns a todos TPDs pelo seu trabalho e dedicação. 

O Blog Dicas Odonto foi convidado para fazer a cobertura do evento que foi em parte transmitido ao vivo pelo nosso Instagram. Agradeço ao Grupo Kota pela parceria e por todo cuidado com os detalhes. Vocês são nota 1.000!

Luiz Rodolfo