A Odontologia pode ganhar mais uma inovação em alguns anos graças a pesquisadores da USP de Ribeirão Preto e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, também de Ribeirão: uma espécie de adesivo anestésico que pode vir a substituir agulhas na hora da anestesia. 

Imagem – G1 – EPTV – link – http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/usp-de-ribeirao-desenvolve-fita-adesiva-que-substitui-agulha-em-anestesia-bucal.ghtml

Na minha prática odontológica diária percebo claramente que as pessoas possuem dois grandes medos ao sentar na cadeira do dentista para tratamento: o barulho/ação do “motorzinho” e a agulha da anestesia. Não tem jeito. Seja por ansiedade ou por medo, muita gente deixa de ir ao dentista por causa disso, o que pode agravar problemas bucais já existentes. 

Nos últimos anos vimos grandes inovações aparecendo na área da anestesia para cada vez mais aumentar o conforto desse procedimento muitas vezes necessário para podermos tratar doenças bucais. Produtos como “The Wand” e “Morpheus” já fazem parte da prática diária de muitos dentistas que usam esses aparelhos eletrônicos para anestesia e aumentam o conforto de seus pacientes. Há cerca de dois anos, pesquisadores da mesma USP de Ribeirão introduziram no mercado uma anestesia sem agulha, com uso de pressão, também contribuindo para o rol de produtos que ajudam a dirimir o medo de dentista ainda tão presente na mente dos pacientes.

Além de tudo isso, a agulha gengival usada em anestesia é um material responsável por acidentes de trabalho como perfurações e risco de contaminação do próprio dentista e da equipe auxiliar. Tendo tudo isso em mente, os pesquisadores desenvolveram uma fita adesiva ultra fina biodegradável e biocompatível que pode ser colada sobre a região a ser anestesiada. Seu efeito começa após 5 minutos, atingindo efeito máxima em cerca de 15 a 20 minutos e tem duração média de 50 minutos. Em testes preliminares, a anestesia atingiu alívio da sensação dolorosa superficial e profunda. Imagine que ele pode ser colado já na recepção e a anestesia vai acontecendo enquanto o paciente espera e você prepara a sala para o procedimento. 

O produto estará disponível em breve no mercado – ainda falta uma série de estudos – e terá ação anestésica básica para alguns procedimentos e ação pré anestésica para procedimentos maiores como cirurgias de extração de dentes do siso que ainda precisarão do uso da anestesia com agulha, por necessitarem de bloqueios anestésicos mais profundos.  

Deixo aqui meus parabéns aos pesquisadores: Dr. Renê Oliveira do Couto, farmacêutico e equipe dos professores Dr. Vinicius Pedrazzi, Dr. Paulo Linares Calefi, Dr. Osvaldo de Freitas, Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez, Dra. Cristiane Masetto de Gaitani, Dra. Camila Cubayachi, Dr. Hugo Alexandre Favacho, entre outros envolvidos. Uma inovação que vai facilitar muito a vida dos pacientes e dentistas. Uma ótima notícia!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto