As Playoffs da NBA tem um jogador sem dente da frente. Em um jogo no final do mês passado (abril de 2017), uma cotovelada do adversário removeu o dente 21 (incisivo central superior esquerdo) do jogador Isaiah Thomas do Boston Celtics.

Alguns detalhes odontológicos ficaram incertos nas notícias dadas pela mídia esportiva. Fica difícil dizer se houve uma avulsão dentária – situação onde o dente inteiro saiu do alvéolo ou se o dente quebrou e apenas um pedaço dele saiu voando. O jogador pegou seu dente no chão da quadra. Também não sabemos se aquele dente já era uma prótese, mas o armador do Celtics relata nunca ter tido problemas dentários. Você pode procurar o vídeo da pancada no You tube e tirar suas próprias conclusões.

O jogador da NBA passou algumas horas no dentista tentando recolocar o mesmo dente de volta no lugar, levando-nos a crer que foi mesmo uma avulsão. No segundo jogo, Thomas tomou um tombo e parece ter batido a boca no chão. Já no terceiro jogo das playoffs ele passou um tempo tentando arrumar o dente e voltou sem ele. O que foi possível entender é que o reimplante do dente não deu certo e o dente colocado depois foi um provisório adesivo.

Então, Isaiah lamentou: “O dente é provisório, então qualquer batida vai tirá-lo do lugar. Eu não conseguirei colocar um dente permanente antes do final da temporada.” Depois disso, alegou que não volta ao dentista e que ficará banguela mesmo, por enquanto: “Estou fora do dentista. Vocês podem me ver jogando sem dente!”. Um implante tem procedimentos cirúrgicos e realmente não seria uma boa ideia realizá-lo neste momento do campeonato. 

Mais uma vez, o ocorrido leva a uma discussão sobre o uso de protetores bucais nos esportes como futebol e basquete, onde há muito contato. Em lutas ele já é uma obrigação, porém, nesses outros esportes a adesão ao protetor é difícil, levando a situações como essa do jogador do Boston Celtics que não está deixando de marcar sextas de três pontos pela falta do dente.  

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto