Estamos vivendo a “era do coaching”, em que dezenas de consultores de carreira, ou vendedores travestidos de palestrantes estão invadindo nossas vidas e nossas redes sociais com promessas de riqueza, sucesso, fartura e fila de pacientes na nossa clínica. Muito cuidado na hora de escolher participar de um curso de gestão ou marketing. Pode ser uma armadilha, um chamariz para te vender cada vez mais módulos ou produtos que eles vão fazer parecer indispensáveis.

Todos nós temos apreensões e dúvidas quando pensamos em nossas carreiras. Cirurgiões dentistas são formados para serem Cirurgiões Dentistas. Eu explico: somos ótimos técnicos e nos damos muito bem com dentes, gengiva, osso, implantes, aparelhos, próteses e devolvemos sorrisos como ninguém. Porém, alguns de nós não são bons vendedores do serviço. Alguns não conseguem agregar valor e fazer o paciente enxergar que o trabalho a ser realizado vale o preço cobrado. Sem contar os inúmeros erros de gestão e dúvidas na hora de fazer o marketing de sua clínica. Aí você abre seu Facebook despretensiosamente e entre fotos de familiares, amigos e memes engraçados, a resposta dos consultores parece surgir como mágica: “Curso hiper gestão para dentistas: fique rico e tenha sucesso com 17 dicas simples e blablablá!”

É uma mistura de auto-ajuda com algumas dicas realmente úteis e um pouco de espetáculo pirotécnico que são um aperitivo para uma venda maior. Esses caras são bons de lábia, estão impecáveis, com os sapatos brilhando, transbordando sucesso. Você olha e pensa: “Nossa, esse cara deu certo!” Cursos de gestão e marketing tem seu valor obviamente e alguns demandam um investimento alto. Veja abaixo alguns cuidados para fugir de armadilhas que vão fazer você perder tempo e dinheiro:

  • Saiba a diferença entre Coaching e Consultoria: Resumidamente, no Coaching a pessoa vai ser provocada a refletir e achar as respostas por ela mesma. Na consultoria o profissional recebe as orientações prontas. Com essa diferença na cabeça já é possível filtrar vários dos serviços oferecidos por aí.
  • Preste atenção nos currículos acadêmicos dos palestrantes. Se não encontrá-los e encontrar uma frase motivacional no lugar, suspeite.
  • Converse com pessoas que já participaram do tal curso ou já tiveram alguma experiência com o consultor ou profissional que oferece serviços de coaching. Procure referências verdadeiras.
  • Ao frequentar algum evento do tipo, cuidado para não realizar uma compra por impulso. Volte para casa, pense, pesquise e aí sim realize a compra do curso ou produto – que será vendido com condições hiper especiais para aqueles que estiverem ali naquele momento.
  • Desconfie das promessas muito mirabolantes. Desconfie quando o palestrante diz que o método dele é o melhor ou único. Procure por coerência e não se deixe levar pela “pirotecnia”. Adote uma postura de ceticismo.
  • Procure fora da Odontologia. Saia do lugar comum dos nomes que aparecem aí nas suas redes sociais. Procure por instituições renomadas como FGV, ESPM, Insper, SEBRAE ou outras escolas de negócios.

Ressalto que existem profissionais muito bons com cursos bacanas e que vão dar aquilo que você está procurando para melhorar a gestão do seu negócio, ajudar a alavancar o marketing da sua clínica ou fornecer um coaching que vai te ajudar a achar algumas respostas que vão fazer você crescer. Pés no chão. Não existe mágica e nem todos nós vamos ficar ricos. Você pode ter um consultório odontológico de sucesso, ter uma vida justa e boa sem ser rico, ou sem “quadriplique seus lucros”, “top dicas infalíveis para seu negócio voar”, etc, etc.

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto