Assim como muitos equipamentos na área da Odontologia evoluem, muitos materiais estão em constante evolução. Essa nova geração de Resinas Compostas com o nome de Bulk Fill vem conquistando o mercado odontológico prometendo um ganho de tempo com eficácia na hora de preencher cavidades em dentes posteriores. Conheça mais sobre esse novo material. Vejam os vídeos anexados neste artigo em que a Dra. Maria Paula do Instagram @dicasdadentista mostra marcas diferentes de Bulk Fill e suas particularidades.

bulk-fill-3m

Imagem da 3M – Filtek Bulk Fill


No princípio dos tempos eugenólicos restauradores, usava-se o amálgama, liga metálica misturada com mercúrio que tinha um ótimo tempo de trabalho e longevidade. Nos anos 60 vieram as resinas compostas fotopolimerizáveis, ainda usadas apenas para restaurações em dentes anteriores para devolver a estética e anatomia de maneira direta, feitas pelo dentista no próprio consultório. Bastava escolher a cor, modelar o formato e atirar com uma pistola de luz azul que antigamente era pesada, esquentava e fazia um barulho por causa da sua ventilação interna. Na metade dos anos 90 e anos 2000, fomos agraciados com a Resina Composta Flow e resinas que suportavam mais carga mastigatória, podendo ser aplicadas inclusive em dentes posteriores, aqueles que suportam mais carga mastigatória. Nos últimos anos temos o surgimento das Resinas Bulk Fill.

[youtube]435vlGn14A4[/youtube]

Vídeo da Dra. Maria Paula mostarndo a Resina Bulk Fill da 3M

Todos esses materiais, além dos cimentos de ionômero de vidro, apareceram para restabelecer a substância dental perdida por causa da cárie ou fratura. Quando um dente está cariado, o dentista precisa remover o tecido amolecido infectado, deixando uma cavidade, isto é, um buraco no dente. Esse buraco precisa ser tapado com um material firme, eficaz que aguente a mastigação e hoje em dia ele ainda precisa ser estético, imitar o dente natural, devido a grande exigência dos nossos pacientes. A Odontologia Adesiva resolve atualmente uma grande gama de casos de forma eficaz e cada vez mais rápida aumentando o conforto dos pacientes e a disponibilidade dos cirurgiões dentistas.

[youtube]rhLayEosjJY[/youtube]

Vídeo da Dra. Maria Paula mostarndo a Resina Bulk Fill da Ivoclar

O grande “problema” das resinas compostas convencionais é sua rápida contração de polimerização. O que é isto? Quando manipulamos as resinas elas são maleáveis para podermos acondicioná-las nas cavidades e deixarmos elas grudadinhas com as paredes dos dentes. Acontece que ao jogar a luz azul do fotopolimerizador para endurecê-las, elas se contraem, podendo deixar espaços vazios que futuramente podem causar fraturas, infiltrações ou ainda novas cáries.

[youtube]HwP3LabgBwE[/youtube]

Vídeo da Dra. Maria Paula mostrando o sistema Sonic Fill da Kavo Kerr Group

Por isso usamos técnicas especiais para diminuir as chances de espaços vazios, adicionando as resinas em camadas de até de 2mm. Em cavidades profundas isso aumenta o tempo de trabalho do cirurgião dentista. Não é possível preencher todo buraco de uma vez só e jogar luz. Até porque a luz não chegaria ao fundo dessa resina, podendo deixá-la molenga por dentro. Aí que entram as Resinas do tipo Bulk Fill. Elas permitem uma aplicação de 4 mm e uma jogada de luz de 40 segundos (preste atenção na potência do seu aparelho e nas especificações dos fabricantes) após o condicionamento do dente e aplicação de adesivo. Hoje em dia, algumas marcas falam em até 5mm e você pode cobrir, fazendo a última camada com resina composta convencional ou não. 

[youtube]zrOwFg4bACE[/youtube]

Vídeo da Dra. Maria Paula mostarndo a Resina Bulk Fill da SDI

VANTAGENS:

  • Custo acessível
  • Várias marcas para escolher
  • Redução do tempo de trabalho
  • Pode ser usada em ações fora do consultório como tratamento restaurador atraumático (ART) se usado com adesivo universal auto-condicionante.
  • Indicada para fechamento de cavidades do tipo Classe V

DESVANTAGENS:

  • Prestar atenção para não haver falhas de escoamento em cavidades Classe II
  • A alta translucidez pode comprometer o resultado estético
  • Necessidade de um fotopolimerador com potência de pelo menos 800W/cm2 
  • Material extremamente novo no mercado. Não possui estudos de durabilidade de longo prazo.
  • Poucas opções de cor

E você? Já utilizou as Resinas Bulk Fill ? Conte sua experiência nos comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto