Em janeiro de 2015 a ANVISA proibiu a venda de agentes clareadores dentais com concentração maior que 3% sem prescrição odontológica. Apenas cirurgiões dentistas podem comprá-los apresentando seus respectivos números de CRO ou pacientes munidos de prescrição odontológica para talO que acontece é que sites de vendas de produtos na Internet vendem agentes clareadores a qualquer pessoa livremente.

Clareamento Dicas Odonto comparativo sozinho

Já discutimos NESTE ARTIGO sobre a importância de realizar um clareamento dental com cirurgião dentista com segurança e previsibilidade. Porém, bisnagas de clareamento dental de várias concentrações são vendidas a torto e a direito no site Mercado Livre, por exemplo. Basta entrar lá e digitar “clareador dental” na busca. Aliás, na categoria “Saúde Dental” encontramos borrachinhas de aparelho ortodôntico, materiais de moldagem, fios para aparelho fixo e instrumentais. Não vejo problema quando esses produtos são comprados por cirurgiões dentistas, mas quem garante que isso é checado no ato da compra?

clareamento-mercado-livre-1

A venda desses produtos acontece livremente e muitos pacientes optam por fazer clareamento dental por conta própria, usando concentrações acima do recomendado para o clareamento caseiro e podendo sofrer sérios problemas por isso. São inúmeros vendedores de todos os cantos do país. Na sessão de perguntas ao vendedor vemos que muitos orientam de maneira incorreta e passam informações sem conhecimento.

Outro detalhe que me deixou curioso foi que ao comparar preços de agentes clareadores do Mercado Livre com Dentais, alguns deles chegavam a ser mais baratos no Mercado Livre. Como isso é possível? Quem fornece esses produtos para serem vendidos indiscriminadamente? Alguns kits chegam a ser vendidos com moldeiras padrões customizáveis em água quente, supostamente facilitando o uso caseiro. 

clareamento-mercado-livre-2

Exemplo de comentários e recomendações

Substâncias clareadoras em mãos erradas e sem a devida orientação podem trazer inúmeros problemas desde sensibilidade a queimaduras químicas. A resolução da ANVISA que foi publicada em 2015 estava visando sites de compras coletivas que ofertavam agentes clareadores ao público geral. Eu tomei o cuidado de fazer buscas por medicamentos que devem ser vendidos com receita médica, como antibióticos por exemplo e eles não são vendidos no Mercado Livre. Por que essa “festa do caqui maduro” sendo feita com agentes clareadores? 

Nosso blog tem o dever de informar os pacientes sobre o uso indiscriminado desses agentes. Em 2012 fizemos uma sequência de postagens (CLIQUE AQUI) que mostraram agentes clareadores sendo vendidos em sites de compras coletivas e tivemos uma vitória com a resolução da ANVISA. Porém, é preciso fiscalizar. Não brinque com sua saúde bucal. Não arrisque ter que fazer tratamentos desnecessários ou sofrer danos irreversíveis por usar um produto de forma errada. Clareamento dental com segurança e previsibilidade apenas com cirurgião dentista. Os órgãos responsáveis pela fiscalização já foram avisados. Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. 

Sugestão de postagem do colega Dr. Joel Pola

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto