Recentemente, uma seguidora do Instagram nos sugeriu este tema: Como organizar materiais odontológicos durante a faculdade? Para os que não sabem, os cirurgiões dentistas em formação adquirem todos os instrumentais necessários para atender seus pacientes na clínica da faculdade. Desde canetas de alta e baixa rotação (Kit Acadêmico) até jogos clínicos, curetas de periodontia, materiais cirúrgicos e etc. Onde guardar tudo isso com segurança? Como organizar para não misturar tudo e não esquecer nada? Como fazer o transporte adequado?

Maleta organizadora Dicas odonto

Eu fiz faculdade entre os anos de 1998 e 2001 e nessa época ainda usávamos a estufa para esterilização dos instrumentais odontológicos. A autoclave já existia e era uma fase de transição em que as clínicas e consultórios estavam se adaptando e trocando a estufa pela autoclave. Na estufa usávamos caixas metálicas fechadas para esterilização do material, o que de certa maneira ajuda na organização. Tinha a caixa de endo (que se caísse no chão era um caos de limas coloridas para todos os lados), caixa de perio, caixas com exames clínicos, caixas de cirurgia e etc. Era preciso organizar com os horários porque a esterilização demorava no mínimo 2 horas. Fora isso muitos de nós carregávamos maletas, dessas multiuso com vários compartimentos como a do foto abaixo:

Maleta organizadora Dicas odonto 2

O que ajudava muito na minha faculdade é que você podia alugar armários com o pessoal do Diretório Acadêmico. Uma grande parte do material ficava nos armários e outra ia e voltava nas maletas, mochilas e malas. Mesmo assim, era preciso ter um espaço em casa para guardar os materiais. Armário, tapewares, gaveteiros organizadores, pastas ou mesmo malas. Cada um tinha uma maneira de fazer a organização.  Para quem ia de carro e deixava ele em um estacionamento, o porta malas também era recheado maletas e tapewares com materiais. 

Estojo perfurado autoclave

Estojos perfurados para autoclave

Acredito que a melhor maneira seja as maletas multiuso para quem não tem armários para alugar como tínhamos na faculdade. Agrupar 2 ou 3 matérias por maleta deixa tudo mais fácil e preparar os kits sempre uma semana antes. Para isso é preciso muito planejamento e gastar tempo com fichas clínicas depois de atender os pacientes, prevendo o que você vai usar na próxima consulta e separando os materiais. Além disso, é sempre bom andar com embalagens avulsas adesivas para autoclave nas maletas. Você pode encontrá-las em vários tamanhos. Ainda é possível usar caixas na autoclave, mas elas devem ser furadas e embaladas para o vapor d´água poder penetrar nos materiais.

Caixa de Cirurgia Dicas odonto

Caixa de Cirurgia

Aqui em São Paulo existem algumas lojas de “armarinhos” onde você pode encontrar vários tipos de organizadores plásticos móveis ou não, além das maletas multiuso com compartimentos para separar melhor o material.

CUIDADOS:

  • Deixar materiais no carro quando ele está estacionado na rua. Eu mesmo tive o carro roubado com materiais dentro, o que aumenta o prejuízo. Infelizmente, vivemos em um país pobre em segurança. Na minha sala tivemos alguns casos de roubos de material que estavam dentro de carros estacionados na rua.
  • Cuidado ao emprestar. É quase impossível não emprestar ou pedir algo emprestado na graduação de Odontologia. Lembre-se ou anote em algum lugar o nome de quem tomou algo emprestado seu.
  • Organização e evite a pressa. Eu sei que você quer sair correndo para o bar da faculdade depois do término da clínica numa sexta feira! Porém, se organize com sua dupla para não misturar materais.
  • Converse com veteranos antes de comprar todo material. As listas são às vezes são  grandes demais com materiais em excesso e algumas coisas podem ser adquiridas sendo semi-novas ou usadas.
  •  Não tenha preguiça na hora de lavar e limpar o material logo após o uso. Deixar ele sujo vai fazer com que a sujeira endureça e o sangue coagule, deixando tudo ais difícil de limpar.

Embalagem de autclave dicas odonto                    Embalagem de autclave dicas odonto

A postagem também abre o espaço dos comentários para você dar a sua dica. De repente, o que funciona para você pode ser útil para outro dentista em formação.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto