“Primo, non nocere” –  “Primeiro, não fazer mal” – entendimento universalizado de uma parte do Juramento de Hipócrates, praticado por todos profissionais da saúde mundialmente, antes de iniciarem a profissão. Recentemente as redes sociais e aplicativos de mensagens foram bombardeados com a imagem abaixo. Uma conversa de timeline em grupo do Facebook entre duas estudantes de odontologia:

Postagem infeliz 2

As identidades das estudantes foram preservadas

Infelizmente viramos juízes virtuais. Basta ler os comentários em grupos, páginas, Instagrams, whats apps e qualquer outro lugar onde esta foto foi divulgada. Ela ainda virou notícia fora dos meios odontológicos.

Não estou defendendo ou  acusando as estudantes. Esse não é nosso papel aqui no Blog. Eu não as conheço e nem estava lá no momento para ter certeza dos fatos. Os atos narrados são graves e a super exposição de hoje em dia nas redes sociais acaba jogando contra as próprias pessoas. Qual a finalidade de postar algo assim? O fato é que pegou muito mal e trouxe consequências muito pesadas para a autora da postagem que teve que apagar seu Facebook por conta de ameaças que estava recebendo. E esse linchamento virtual, você acha correto?

A odontopediatria é uma especialidade única dentro da Odontologia que é uma profissão singular. Quando você decide se tornar um profissional de saúde, é preciso vestir a camisa. É preciso saber que seu trabalho muitas vezes não tem hora para terminar. Que seus finais de semana estarão comprometidos pelo resto da vida. Que você vai ter que apresentar um comportamento diferenciado, passar segurança, sobriedade, ter respeito pela vida e pelo ser humano dentro ou fora das redes sociais. Isso é o básico. Caso você não esteja preparado para isso, infelizmente a área da saúde não é para você. 

laboratório de faculdade de odontologia

Laboratório de Faculdade de Odontologia – Uma profissão magnífica que demanda serenidade e muita dedicação

O cirurgião dentista no momento da faculdade está em treinamento, sob responsabilidade dos professores. Ali é o local para aprender e tirar suas dúvidas de base. A universidade precisa preparar o aluno com as matérias iniciais – psicologia, bioética, ergonomia, biologia, bioquímica, anatomia, farmacologia, materiais dentários, estomatologia entre outras  para que ele possa atender seus primeiros pacientes. E o aluno tem a obrigação de estudar e moldar seu comportamento aos poucos para se tornar um profissional de saúde. Precisa haver maturidade e pertencimento.

A Odontopediatria é a porta de entrada de muitos pacientes para o relacionamento com o cirurgião dentista. Isso é de extrema importância. Se o paciente está chorando e não deixando mexer na boca, será que foram realizadas consultas de condicionamento? Será que não seria o momento de parar e dar alguns passos para trás? Será que aconteceu assim mesmo como a estudante postou? Será que foi uma brincadeira? O fato é que não se pode sair furando paciente com agulha de anestesia porque isso vai aumentar a chance de trauma e aversão ao dentista. Ainda mais em uma consulta dita de profilaxia (limpeza) que poderia muito bem ser remarcada para outro dia.  

Olhando agora que a polêmica está lançada em vários sites de notícias sedentos por sangue e blogs pela Internet, vemos que isso era algo que poderia ter sido evitado. Pegou mal para as estudantes, para os professores, para a Universidade (que não me interessa qual é) e para a Odontologia que sofre diariamente com falta de valorização e é muitas vezes pintada como algo para se ter medo. Fica a lição para que se tome muito cuidado com o que a gente posta nas redes sociais e não acabar cometendo esse “suicídio digital”. “Primeiro, não fazer mal”. 

O que você achou disso tudo ?

Veja a opinião das ODONTODIVAS

Opinião do Blog ODONTOSTALGIA

Opinião do Blog VIDA DE DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto