Se você digitar “como limpar a escova de dentes?” no Google, vai encontrar centenas de informações diferentes sobre este tema. Não há consenso definitivo sobre higienização e armazenamento das escovas de dentes. O que sabemos é que as cerdas das escovas podem se tornar criadouros de bactérias e conter coliformes fecais. Veja 7 dicas de ouro para deixar sua escova limpa e livre de bichos!

Dinossauro na escova

Nossa escova de dentes mora no banheiro. Um local inóspito com circulação de coliformes fecais por causa das atividades que nós e as pessoas que moram conosco realizam por ali. Onde seria um bom lugar e a maneira correta de guardar sua escova de dentes? É bom deixar ela coberta ou descoberta? É preciso usar produtos para fazer a higiene da escova antes ou depois de escovar seus dentes ?

Primeiro de tudo: escova de dentes não se divide com ninguém! As bactérias da sua boca e as do ambiente vão estar ali nas cerdas e podem passar para outras pessoas no caso de uso compartilhado (ou pior ainda – você pode receber bactérias de outra pessoa). É importante lembrar que isso pode ser muito ruim se você usar a sua escova de dentes nos seus filhos, por exemplo. 

EVITE PRODUTOS CASEIROS. USE O PRODUTO CORRETO. 

Água oxigenada? Vinagre? Água e sal ? Você vai encontrar algumas sugestões caseiras de produtos de fácil acesso para limpar a sua escova de dentes. Porém, que tipo de substância estamos procurando? Uma que possa matar bactérias sem causar mal para as cerdas da nossa escova e sem causar mal para nós mesmos. O anti-microbiano mais eficaz do mercado atual é o Digluconato de Clorexidina, ou Gluconato de clorexidina ou apenas clorexidina. Sua concentração para uso na cavidade bucal é de 0,12%. (Essa substância é largamente utilizada e é o produto que substituiu o antigo composto no antisséptico conhecido como “Merthiolate”). 

aspergir clorexidina Dr. Bactéria

Dica do Dr. Bactéria

ONDE ACOMODAR SUA ESCOVA DE DENTES E COMO HIGIENIZAR?

  1. O indicado por microbiologistas é que a escova fique em um copo, com as cerdas voltadas para cima, de preferência sem escovas junto – se as escovas encostam podem passar contaminantes uma para a outra.
  2. Ela não deve ser coberta com nenhum dispositivo ou capa plástica 
  3. Não deve ser guardada em armários. 
  4. Após o uso, você pode bater o cabo na borda da pia para eliminar a umidade e secar as cerdas com folhas de papel descartáveis.
  5. Não seque sua escova com toalhas ou panos 
  6. Aspergir uma solução de Gluconato de Clorexidina a 0,12%. Antes de usar, molhe a escova levemente antes de colocar a quantidade de pasta de dentes para escovar.
  7. Sua troca deve ser realizada em no máximo 3 meses ou quando as cerdas estiverem desarrumadas. 

A alegação dos estudiosos é que capas plásticas protetoras colocadas sobre escoas molhadas acabam se tornando locais propícios para crescimento de bactérias. Com a ação de aspergir clorexidina sobre as cerdas, temos a certeza que o antisséptico vai limpar aquele dispositivo que colocamos na boca duas vezes ao dia! 

[youtube]250hes1jsAw[/youtube]

Não recomendamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A clorexidina pode ser adquirida pelos produtos conhecidos como Perioplak, Noplak, Periogard, Cariax entre outros ou em farmácias de manipulação com receita do seu dentista. IMPORTANTE: não use essa solução para escovar os dentes e apenas use para bochecho com orientação do seu cirurgião dentista. 

[youtube]-wEjaUgqMJM[/youtube]

Vídeo bem bacana dos Caçadores de Mitos sobre esse assunto.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto