Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a toxina botulínica, mais conhecida como “Botox”, não é apenas usada para procedimentos estéticos faciais. Sua principal aplicação é terapêutica. Na Odontologia ela já está sendo largamente utilizada. Acompanhe, à seguir, suas principais indicações e uma entrevista muito bacana com Dr. Irineu G. Pedron que acaba de escrever e lançar um livro sobre o assunto.

A aplicação de Botox é considerada segura e eficaz pelo cirurgião dentista. Sabemos que os efeitos clínicos da toxina podem ser notados em um período de 1 a 7 dias após a aplicação, atingindo seu efeito máximo entre 1 a 2 semanas e patamar moderado de ação de 3 a 6 meses. Leia a entrevista à seguir para tirar mais dúvidas sobre os usos do Botox na Odontologia:

Irineu G. Pedron     Entrevista com Dr. Irineu Gregnanin Pedron

Dicas Odonto – Como foi a primeira vez que você teve contato com o uso da toxina botulínica na Odontologia? O que chamou sua atenção para a área?

Dr. Irineu – Meu contato inicial com a toxina botulínica ocorreu numa aula do curso de Especialização em Implantodontia. Meu interesse inicial foi o emprego de preenchedores em nível periodontal, onde supostamente seria indicado para “preencher” o tecido gengival nos “black spaces”. Como nesses cursos são ministradas ambas as técnicas – toxina botulínica e preenchedores – acabei realizando o curso de capacitação. O interesse pelo preenchimento não evoluiu. Entretanto, em vista das diversas indicações terapêuticas no sistema estomatognático, acabei aprofundando meus estudos nessa linha de pesquisa.

Dicas Odonto – Sabemos que é uma área nova ainda dentro da Odontologia. Quais os principais usos da toxina botulínica pelos cirurgiões dentistas?

Dr. Irineu – A toxina botulínica pode ser indicada em sorriso gengival e assimetrias labiais que podem causar exposição acentuada ou irregular da gengiva; hábitos parafuncionais (bruxismo e briquismo); hipertrofia massetérica; cefaleia secundária aos hábitos parafuncionais; disfunções temporomandibulares (tratamento de anquilose e luxação de ATM, e coadjuvante em procedimentos como a artrocentese); dores orofaciais (atuação em conjunto com a Neurologia); paralisia facial; sialorreia; distonia orofacial ou oromandibular; aplicações coadjuvantes em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: (trismo, prevenção de cicatrizes e quelóides em cirurgias eletivas extrabucais); aplicações coadjuvantes em Implantodontia (redução das forças mastigatórias por contração muscular excessiva, prevenindo fraturas em implantes e próteses). 

A toxina botulínica pode ser aplicada, em princípio, em todas as especialidades odontológicas, cujas indicações podem, direta ou indiretamente, auxiliar o cirurgião-dentista no planejamento de seus casos. Entretanto, vale enaltecer que a aplicação da toxina botulínica é uma opção terapêutica ou ainda, devendo ser empregada coadjuvantemente aos demais tratamentos odontológicos.

Dicas Odonto – Qualquer pessoa pode ser submetida ao tratamento odontológico com a toxina botulínica? Quais são as contraindicações?

Dr. Irineu – Na verdade, devemos respeitar algumas contraindicações. São elas: gestação; lactação; hipersensibilidade à própria toxina botulínica, lactose e albumina; doenças musculares e neurodegenerativas (miastenia gravis, doença de Charcot, síndrome de Lambert-Eaton e Esclerose Lateral Amiotrófica); e uso simultâneo de antibiótico aminoglicosídico, que pode potencializar a ação da toxina.

Dicas Odonto – Sabemos que em muitos casos a toxina botulínica tem um tempo de ação pré- determinado, isto é, não é um tratamento definitivo. Qual a abordagem mais efetiva para lidar com este assunto com os pacientes? 

Dr. Irineu – Geralmente, a maioria dos pacientes, graças em parte ao conhecimento adquirido na internet, já chegam a clínica odontológica com essa informação. Caso não seja do conhecimento do paciente, o cirurgião-dentista deve informá-lo sobre esta particularidade desta opção terapêutica, bem como outras informações, tais como vantagens, desvantagens, benefícios, riscos, custos, etc. Esse detalhe é muito importante, pois contempla o nosso Código de Ética Odontológica (Artigo 11º incisos IV e V), além do Código de Defesa do Consumidor (Artigos 6º incisos II e III; 31º; e 66º).

Dicas Odonto – Como foi escrever um livro sobre o assunto podendo contar com outros profissionais da área da saúde?

Dr. Irineu – Após realizado o curso de capacitação, tive muitas dúvidas práticas sobre a aplicação da toxina botulínica. Comecei pesquisando por meio de artigos científicos e, pela falta de livros sobre a técnica, comprei livros de dermatologia, já que não existe literatura (livro-texto) sobre o assunto na nossa área de atuação. Em vista de todo material adquirido, comecei a escrever o livro “Toxina botulínica – Aplicações em Odontologia”, publicado pela Editora Ponto, sob aval do Prof. Dr. Luiz Narciso Baratieri. No livro, tenho a colaboração de mais 14 autores, dentre eles cirurgiões-dentistas, farmacêutico, médico neurologista e magistrado. 

Dicas Odonto – Já temos a data do seu próximo curso?

Sim. O cronograma segue em anexo na Tabela abaixo. Vale citar que o curso de capacitação é ministrado em 3 dias, divididos em 2 módulos. Particularmente, e como já foi citado anteriormente, tive muitas dúvidas práticas já que o curso que eu fiz foram apenas 2 dias. Não sabia nem como diluir a toxina. É fundamental para o cirurgião-dentista obter todas as informações sobre essa técnica. Além disso, é importante para o aluno saber avaliar e indicar a necessidade do retoque (entende-se que também há o retoque em nível terapêutico), situação na qual não é privilegiada nos cursos de 2 dias. Então, nosso curso é ministrado no primeiro módulo, tendo um terceiro dia, geralmente após 30 dias, para avaliação da necessidade do retoque e plantão tira-dúvidas.

Datas curso botox Irineu

Dr. Irineu G. Pedron – Especialista em Periodontia e Implantodontia. Mestre em Ciências Odontológicas (Clínica Integrada e Terapêutica Medicamentosa) pela FOUSP. 1º Tenente Dentista da Força Aérea Brasileira – Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP). Professor do Curso de Capacitação na Aplicação de Toxina Botulínica em Odontologia no Instituto Vellini (São Paulo/SP), APCD Sorocaba, Funorte Porto Alegre (RS), SOBRESP (Santa Maria/RS) e São Leopoldo Mandic (Brasília/DF). Autor do livro: “Toxina Botulínica – Aplicações em Odontologia” (Editora Ponto) – Ano: 2016. Editor do site: www.bottoxindent.com

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto