Uma sequência de postagens que vai analisar os mais variados apps do ramo da odontologia. Existem vários aplicativos muito úteis para a prática diária do cirurgião dentista.

Smartphone with cloud of application icons

App Cálculo Anestésico 

Principalmente na área de Odontopediatria, é possível calcular a dose máxima de anestésico para atuar com mais segurança em procedimentos odontológicos. O cálculo é baseado na porcentagem descrita no tubete e no peso de cada paciente.

O aplicativo também apresenta opção para que se faça a escolha do tipo de anestésico a ser usado, tipos disponíveis no mercado – Lidocaína, Prilocaína, Articaína, Mepivacaína e etc, além de dividir em com vasoconstritor e sem vasoconstritor.

Anestesia certa                                   Cálculo anestésico 2

Segundo a cirurgiã dentista Camille Torres, idealizadora do aplicativo, junto com seu namorado que é engenheiro, o App calcula a dosagem máxima de anestésico e o número máximo de tubetes que pode ser usado de acordo com o peso de cada paciente. A pesquisa foi feita usando sites da Internet e o Manual de Anestesia Local do autor Stanley Malamed. 

“O app foi divulgado via Facebook para meus amigos e eles adoraram a ideia. Ficaram muito animados com a novidade, principalmente pela facilidade de entendimento dos cálculos.” A Dra. Camille Torres tem 23 anos e é formada pela UFF – Universidade Federal Fluminense em 2014. 

Para acadêmicos de odontologia é uma ótima ferramenta, que por ser didática, acaba ensinando os estudantes a fazer o cálculo da dose máxima a ser usada. O App é gratuito e está disponível, por enquanto, apenas no Google Play Store NESTE LINK.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto