Reunião de algumas perguntas frequentes feitas pelos pacientes sobre odontologia e suas respostas. Vale lembrar que as perguntas são reais e que perguntar não ofende, viu? Os dentistas estão aí na consulta para responder mesmo e extenuar as dúvidas dos pacientes. Parte 2.

6) Posso colar meu dente solto com cola Super Bonder?

  • De jeito nenhum!!! Não use nenhuma cola para colar seu dente. A gente sabe que é horrível ficar sem um dente da frente, por isso você precisa ligar para o seu dentista e marcar consulta de urgência o mais rápido possível. Se não conseguir, procure um serviço de urgência odontológica mais próximo.

UMA DICA: Se for um dente com “pino”, também conhecido como “Pivô” que tiver soltado, você pode enrolar um pequeno pedaço de algodão ao redor do pino, molar esse algodão e fixar o dente no buraco. Ele ficará firme apenas para estética – não morda nada em cima dele. Assim da para sair na rua até chegar no seu dentista. Isso só funciona se o dente tiver soltado e não estiver fraturado.

7) Posso colar meu bráquete do aparelho ortodôntico em casa?

  • Não. Você não deve colar sua pecinha solta do aparelho. O bráquete é colado em um lugar específico que o dentista avaliou e determinou, para cada caso. Volte o mais rápido possível para o seu dentista de aparelho. Nada de esperar 1 semana ou mais para que chegue a data da consulta. 

dúvidas                                              dúvidas

8) O dente do meu filho está mole. É indicado amarrar um fio dental e puxá-lo?

  • Antigamente, pais amarravam uma ponta do fio dental no dente de leite mole e outra na maçaneta da porta e faziam um verdadeiro show de horror para arrancar um dente de leite. Claro que é melhor levar seu filho em um dentista, se possível em um ou uma odontopediatra para que seja possível avaliar como que os dentes permanentes estão se desenvolvendo.

UMA DICA: AO invés de amarrar fio dental, prefira pedir para a criança ficar mexendo no dente enquanto assiste televisão, por exemplo. Peça para a criança morder uma maçã com o dentinho mole. Se ele já estiver com a raiz reabsorvida, ele pode sair na mordida. 

9) Doutor, quanto custa para tapar o buraco do meu dente? E para fazer minha cirurgia de gengiva?

  • Pela Internet? Sem avaliar presencialmente? Impossível de responder. Acredito que muitos dos meus colegas dentistas já passaram por este tipo de situação: paciente perguntando preço por email, Facebook, comentários de blogs e etc. Além de ser vedado pelo código de ética odontológico, não é possível dar preços via Internet. Nem se você mandar foto, nem dar “valor aproximado”, nem “dizer mais ou menos”. É preciso que você sente na cadeira do dentista e pague consulta. Isso funciona assim com qualquer profissional da saúde. 

10) Posso tomar Amoxicilina para minha dor de dente?

  • Definitivamente NÃO. O Brasil é um país onde a automedicação é muito comum. O problema é que muita gente toma o remédio errado quando resolve se automedicar. Amoxicilina é um antibiótico, que pode combater a dor em alguns casos indiretamente, ao agir sobre infecções bacterianas. Ele tem um jeito certo de tomar e várias apresentações no mercado. Você nunca deve tomar remédios por conta própria, porque além de mascarar sintomas, pode lhe trazer outros sérios riscos. 

UMA DICA: ENTÃO, O QUE EU POSSO TOMAR PARA DOR DE DENTE? – Tome um táxi ou um ônibus e vá ao dentista mais próximo! 

Um Abraço,

Dr. Luiz Rodolfo