O Brasil ainda apresenta um grande número de pessoas desdentadas ou com dentes faltando. O número de usuários de próteses removíveis é bastante significativo e essas peças protéticas precisam de cuidados diários para que tenham mais durabilidade e para que não comecem a causar mais problemas com o tempo do uso.

Prótese total

Próteses Totais Superior e Inferior

Próteses removíveis podem ser consideradas as dentaduras, que os dentistas chamam de próteses totais. A prótese total substitui todos os dentes de uma arcada, seja ela superior ou inferior. Outros tipos de próteses removíveis são as chamadas PPRs (Próteses Parciais Removíveis) que substituem parte dos dentes perdidos. Elas geralmente são suportadas por dentes e mucosa, tendo ou não uma estrutura de metal rígida com dentes e partes em resina.

 

Prótese parcial removível

Prótese Parcial Removível Superior

CUIDADOS COM PRÓTESES REMOVÍVEIS

  1. Ela deve ser removida e limpa logo após as refeições. O paciente pode utilizar uma escova com cerdas duras para higienizar a prótese e sabão de côco.
  2. Sempre fazer a limpeza da prótese sobre a pia. Alguns pacientes aproveitam para limpar a prótese enquanto tomam banho, o que aumenta as chances de quebra da prótese se ela cair no chão por descuido, o que é comum.
  3. O dentista pode fazer a limpeza das próteses anualmente usando aparelhos de ultrassom e de profilaxia. A prótese também acaba juntando depósitos calcificados.
  4. É sempre indicado retirar as próteses na hora de dormir para evitar machucados ou estomatites. Ela pode ser colocada em um copo d´água para evitar sua distorção.
  5. É recomendado que a prótese seja trocada em um período de 5 anos, geralmente. Um prótese mal adaptada é fator predisponente para o câncer bucal.
  6. Não é recomendado que o paciente mexa na prótese usando lixas de unhas ou alicates caseiros. Isso pode estragar a prótese.
  7. Usuários de próteses precisam tomar cuidado com alimentos extremamente duros e especialmente ossos de frango, caroços de azeitona, cascas duras de pizza ou pão.
  8. Próteses provisórias tem um tempo de vida menor que as definitivas. Quando ficam muito frouxas podem causar feridas e outros problemas em mucosa ou dentes.
  9. É importante tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com a prótese com seu dentista.

Se você quiser complementar nossa lista de cuidados ou deixar um comentário, fique à vontade!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto