O Brasil, há algum tempo, já é o país com o maior número de dentistas do mundo. Cerca de 20% dos dentistas do planeta Terra estão aqui no nosso Brasil, brasileiro. E mesmo assim o número de Faculdades de Odontologia continua aumentando. Onde vamos parar ?

I see dead people dicas odonto Joel logo 1

Quando me formei, em 2001, eu já escutava rumores de que o mercado da Odontologia estava “saturado”, principalmente, nas grandes cidades. Hoje, as faculdades colocam no mercado um montante de 11.000 novos dentistas por ano. Um verdadeiro exército de dentistas em um país já cheio deles. O número total de cirurgiões dentistas beira os 270.000 (quase 0,14% de toda população brasileira, que até o final do dia de hoje deve chegar à estimativa de 205 milhões segundo o IBGE – CLIQUE AQUI)

Faculdades de Odontologia Brasil 2015

Uma reflexão iniciada em grupos de Facebook que acabou me chamando atenção. Acima você pode ver os números mais atuais de Faculdades de Odontologia no Brasil do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Perceba que o Estado de São Paulo é o grande campeão, com 47 faculdades no total, seguido por Minas Gerais com 25 e Rio de Janeiro com 20. Um dos grandes problemas também é a má distribuição de profissionais pelo país. As regiões Sudeste, Centro e Sul concentram o maior número de cirurgiões dentistas. Não seria necessário pisar no freio em casos de abertura de novas faculdades?

I see dead people dicas odonto Bruce willis

Para se ter uma comparação, podemos pegar os dados dos Estados Unidos, país com quase 320 milhões de habitantes. Existem 65 faculdades de Odontologia por lá. Em um país com a população em média 50% maior que o Brasil tem menos de um terço de faculdades. Esse tipo de controle não inunda o mercado com profissionais. Aqui no Brasil, seria necessário um controle mais rigoroso desse assunto. Além disso, para melhorar a distribuição de dentistas, poderiam ser oferecidos cargos mais atrativos em regiões que estão carentes de dentistas.  

I see dead people dicas odonto Joel Logo 2

O excesso de dentistas acarreta problemas sérios para a profissão que se encontra em ampla desvalorização. Com grande oferta de cirurgiões dentistas, os concursos públicos, por exemplo, oferecem salários infinitamente baixos, a concorrência nas cidades é acirrada com grande chance de se tornar desleal. A prática do orçamento grátis parece que caiu nas graças da população, que muitas vezes reclama quando um dentista resolve cobrar consulta inicial pelo seu trabalho. Juntando tudo isso com a crise vivenciada pelo país, momento em que as pessoas estão diminuindo gastos e economizando, os cirurgiões dentistas estão tendo que matar um leão por dia (O Cecil que me perdoe o uso do ditado popular). 

E você? O que acha disso tudo? Deixe seu comentário !!!

Pauta sugerida pelo Dr. Vicente Mauro Neto

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto