A escultura dental é uma habilidade fundamental do cirurgião dentista. É necessário saber cada detalhe, proporção e tamanho, com uma visão tridimensional. Esculpir um dente em um bloco de cera é o primeiro passo para aprender essa arte e adquirir destreza manual. 

ICS1          ICS-lingual

O treino começa na universidade ou nos cursos de Técnicos em Prótese Dental, muitas vezes até antes. Técnicos em Prótese dental que ingressam na faculdade de Odontologia já trazem muitos conceitos pré estabelecidos da anatomia e escultura dental. O desafio mais tarde é esculpir um dente nas proporções do dente do paciente, de modo que se encaixe na mordida e que seja mais próximo da imagem “espelhada” de seu dente do lado oposto da arcada.

ICS_3

Esta postagem vai se concentrar na escultura Incisivo Central Superior. Direito ou esquerdo? Na verdade, um é a imagem espelhada do outro. Sabendo fazer um, você faz o outro. Importante observar os detalhes anatômicos e a proporção. Tudo isso vai diferenciar se você vai fazer algo que tenha um formato de um “apito” ou um verdadeiro Incisivo Central Superior (ICS). No início, é interessante usar guias e medidas. Com o tempo e a experiência, o formato do dente vai sendo feito com mais facilidade pelo cirurgião na hora de confeccionar um provisório, ou pelo técnico em prótese dental na hora de confeccionar peças dentais. 

A excelência vem da harmonia, da proporção e da imitação da natureza. Não adianta fazer um incisivo desses, igual ao da imagem acima, se o paciente possui um dente mais “quadradão”. Esse é o incisivo padrão, que vai servir de base para tantos outros que você vai se deparar na sua vida profissional. Abaixo, deixo um vídeo com a escultura desse dente tão importante para a estética, função, sorriso, fonação, deglutição, entre outras funções sociais e de saúde!

[youtube]VbIw9mHrN04[/youtube]

Leia mais:

Slide Share sobre Anatomia Dental Básica

Escultura Dental com Auxílio do Método Geométrico

Compartilhe com seus colegas !

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto