Existe um grande movimento dos dentistas para que as pessoas usem o fio dental com frequência. Eu sei e você sabe – é chato passar fio dental. Porém, é extremamente necessário e ainda é o método mais eficaz para limpeza entre os dentes, onde as escovas não alcançam. Segundo algumas evidências científicas, passar fio dental pode fazer você perder peso. Um belo estímulo, não? Se o fio dental ajudar você na perda de peso, você pode passar a usá-lo na praia também.

Homer flossing - gif

Segundo dados recentes da pesquisa do IBGE, cerca de 53 % dos brasileiros fazem uso de escova, pasta e fio dental (considerada uma higiene bucal completa). Tudo isso??? Eu achei que fosse menos gente. O fio dental previne doenças e segundo alguns estudiosos pode até aumentar a expectativa de vida das pessoas.

Fio dental emagrece? Não é lorota não. Estudos relacionaram inflamação gengival com o ganho de peso em animais de laboratório. Animais com inflamação na gengiva tinham maiores chances de ficar obesos e quando a inflamação era tratada, eles perderam peso. Um dos mecanismos do estudo mostrou que a inflamação na gengiva mexe com todo o organismo, mudando o metabolismo. As células de gordura também inflamam e perdem controle sobre a insulina. Esse desequilíbrio pode fazer com que a glicose seja armazenada como gordura ao invés de ser usada como energia. Mais uma evidência de que tudo está ligado no corpo humano.

Existem outros estudos sobre o assunto e eles vão mais para o lado do hábito alimentar e da falta de exercícios físicos, dizendo que uma doença leva a outra e vice versa, não podendo determinar qual seria a doença de origem. A pessoa deixa de cuidar do corpo, come com mais frequência e também não cuida da boca, aumentando as chances de ficar obesa e com doenças de gengiva. Outros estudos desqualificam a relação entre doença periodontal e obesidade, por falta de informações ou diferentes métodos utilizados.

O fato é que: usar fio dental com frequência faz bem sim. Além de você não limpar seus dentes “meia-boca”, ainda pode te dar alguns anos de vida de lambuja.