Ao longo da história do ser humano, os robôs têm conseguido substituir o homem em muitas funções. As máquinas conseguem realizar diversas funções repetitivas, técnicas e de força com muita rapidez e eficácia, deixando os pobres macacos pelados para trás. Será que um dia os robôs seriam capazes de substituir dentistas, médicos, músicos, engenheiros ou advogados? Será que num futuro distante e nebuloso as máquinas dominarão a Terra e nos usarão apenas para obtenção de energia? Sai para lá Skynet!!!

A notícia é falsa, pessoal. Nós aqui do blog Dicas Odonto também fomos enganados. Vimos duas fontes: Dental Press e a Revista Dentistry. O problema foi que essas duas revistas on-line puxaram esta notícia falsa do mesmo site: O Obviously News. Interessante de ver que isso foi replicado bastante na Internet. O Obviously News é tipo o site “O Sensacionalista” e propaga notícias humorísticas. Obrigado a Dra. Mônica que nos avisou dando uma bronca nos comentários!

Segundo a notícia, o robô se chama “Alla Dente” e, lógico, foi inventado no Japão. A exodontia de um dente do siso foi feita com sucesso em um paciente de 55 anos e o programador japonês foi enfático em afirmar que deseja substituir 30% dos dentistas japoneses por robôs, até 2030. Associações de dentistas por todo mundo ficaram preocupadas com a notícia e muitos dentistas têm medo de perder seu lugar para um R2D2 eugenólico. Oi?

Mesmo assim, seria interessante pensar se um dia seria possível um robô tirar um dente do siso. A robótica, a tecnologia e os computadores estão sempre cada vez mais eficazes e vêm para complementar o nosso trabalho. Claro que em funções repetitivas, de automação, em fábricas, na construção e até nos afazeres de casa, se você lembrar daquele robozinho que aspira a casa automaticamente, os robôs são melhores que nós. E para tirar um siso? O robô pode até ser melhor do que os dentistas, mas quem vai fazer o diagnóstico? O robô interpreta radiografias? Sabe o que fazer se o paciente tiver uma reação alérgica? E se acabar a luz???

Robô cirurgia

Os robôs são uma somatória ao nosso dia a dia. Assim como o planejamento digital do sorriso ou um robô que faz cirurgias como o da foto (já está sendo usado aqui no Hospital Albert Einstein em São Paulo), eles precisam ter um ser humano operando a máquina. Até que chegue o futuro do filme Inteligência Artificial, onde robôs são programados para imitar emoções humanas e aprender, acho que muitos profissionais podem ficar bem tranquilos em seus consultórios. 

As pessoas tendem a esquecer que um robô ainda não consegue fazer um diagnóstico ou tratamentos com total precisão. Ainda são funções bem separadas e uma pessoa é necessária para interpretação dos dados e chegar, junto com o paciente, na melhor forma de abordar a doença. Sabemos que protocolos muito restritos e receitas de bolo não servem muito na área da saúde. E sabemos também, que se treinarmos um chimpanzé muito bem, ele até realizaria restaurações nos dentes. Porém, e se acontecer uma exposição pulpar? Aí chamem o dentista …

Acredito que esse avanço da robótica é muito positivo para facilitar a vida de todos. Se um dia um robô operar melhor que a maioria dos cirurgiões dentistas, ainda precisarão da gente para diagnosticar qual dente tirar, quando tirar, prescrever medicações, passar cuidados pós operatórios, saber como agir nos casos de hemorragia, infecção, alveolite, alergia, e etc. Fiquem tranquilos. A notícia é falsa. Aconcheguem-se em seus casulos e aproveitem a Matrix. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto