O que são as tão faladas lentes de contato dentais? Apesar de especialistas em dentística não gostarem muito do termo, ele acabou “pegando” e mexendo muito com a curiosidade geral das pessoas. O sonho de um sorriso branco e perfeito com pouco ou nenhum desgaste dental está mais perto de ser realizado, mas infelizmente, as lentes de contato dentais não resolvem todos os problemas do sorriso. Entenda como elas funcionam e suas verdadeiras indicações.

Lente de contato sorriso

Muitos produtos são impulsionados pela moda do momento. Existem dietas da moda, comidas da moda, roupas e outros bens e serviços que aparecem com mais força em certos momentos. Um paciente leigo quando olha para imagens com a que vemos acima, fica mesmo admirado e muito animado com os resultados deste trabalho feito com as tais “lentes de contato dentais”. 

Lente de contato 1

O que são as lentes de contato dentais?

São  facetas laminadas ultrafinas com 0,3 mm de espessura feitas de porcelana ou de Dissilicato de Lítio. Funcionam como se fosse uma “unha postiça” muito fina. São cimentadas sobre a face da frente dos dentes (face que os dentistas chamam de vestibular). 

Suas principais vantagens

– São coladas por cima dos dentes naturais sem nenhum desgaste ou com desgastes mínimos. 

– São confeccionadas em poucas sessões.

– Imitam muito bem o polimento das estruturas dentárias. Quando bem realizados, fica quase impossível de notar que algo foi colado sobre os dentes. 

– Resultado natural

Lente de contato 2

Suas principais indicações

– Dentes com descolorações que clareamentos dentais não conseguem resolver. Manchas causadas por tetraciclina, fluorose ou traumas dentários. 

– Dentes com pequenos desalinhamentos e giroversões. 

– Pequenos diastemas – espaços entre um dente e outro.

– Correção e melhora do formato, tamanho e cor dos dentes para melhora do sorriso.

– Correção de superfícies dentais lascadas e pequenas fraturas.

Muitas vezes, os dentistas usam de um artifício chamado “Mock Up” ou Mocape. Essa peça permite ao paciente o vislumbre de como seus dentes vão ficar. O “Mock Up” é colocado por cima dos dentes como se fosse aquelas “dentaduras de vampiro” e o paciente enxerga com exatidão o resultado final do seu sorriso.

Mock Up

Alguns dentistas estão usando a análise digital do sorriso. Outra ferramenta muito bacana para aumentar a previsibilidade dos casos e para mostrar o resultado esperado e trabalhar a expectativa do paciente.

O que o paciente precisa ter em mente é que na grane maioria das vezes não é possível fazer apenas um dente. As lentes de contato abrangem o sorriso todo sendo feitas de canino a canino (6 dentes) ou até pré-molares, dependendo de quanto o sorriso de cada pessoa mostra. Fazer só um ou dois dentes não garante sucesso estético.

Outras formas de tratamento

É preciso uma avaliação e estudo de cada caso pelo dentista. Não é “dando uma olhadinha” que se consegue indicar o melhor jeito de consertar ou arrumar um sorriso. Em muitos casos as fraturas, desgastes e problemas nos dentes precisam de desgastes, tratamentos de canal, pinos (núcleos) e as lentes e contato não são indicadas. Nestes casos podemos realizar facetas laminadas comuns (0,6 mm de espessura), facetas diretas feitas no próprio consultório ou mesmo as coroas dentárias. Ainda é possível combinar técnicas em um mesmo sorriso. 

Deve-se tomar cuidado para que a cor muito branca acabe por tornar o sorriso muito artificial. Isso deve ser bem discutido entre o dentista e o paciente. É preciso levar em consideração o formato do rosto, a cor da pele e a idade do paciente, além de outros pormenores.

Outro adendo importante: a gengiva e a boca em geral precisa estar saudável. Dentes livres de cáries e gengiva sem doenças e sem sangramentos. Sem isso a estética satisfatória fica inatingível. Doenças periodontais graves, grandes sequelas, perda óssea e dentes muito fora de posição podem ser uma contra indicação das lentes de contato dentais. 

Para saber com certeza como é possível melhorar seu sorriso, seja com clareamento dental, lentes e contato, facetas laminadas ou coroas dentárias. procure sempre um dentista para fazer um tratamento seguro e previsível.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto