De uma maneira direcionada e cirúrgica, o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) lança uma campanha para conscientização da população jovem baseada na moda dos aparelhos falsos – “A moda passa, o prejuízo fica”. 

20150608_postimage_v1

– Prejuízos dos Aparelhos Falsos – 

– Movimentação descontrolada dos dentes

– Acúmulo de placas e cálculo

– Cárie Dentária

– Inflamação das gengivas

– Perda óssea

– Traumas dentais

– Perda dental

O modismo de colar peças de aparelho ortodôntico, “enfeitados” com fios de vassoura ou de tomada coloridos, sem nenhum critério e acompanhamento do dentista não é novidade. A ideia desta nova campanha do CROSP é a continuação da conscientização e a disponibilização de informação para a população entender os perigos dessa prática que parece inofensiva. Os chamados “aparelhos diferenciados”, “aparelhos chavosos” ou “aparelhos de enfeite” pelos jovens podem trazer grandes danos a saúde bucal como movimentação descontrolada dos dentes, acúmulo de placa e cálculo, aumento da chance de desenvolvimento de cáries dentárias, alergias, inflamação das gengivas, perda óssea, traumas e até perda dental.

Aparelhos falsos CROSP 2015 Dicas odonto

O presidente do CROSP, o ortodontista Cláudio Miyake lançou o slogan “A moda passa, o prejuízo fica” na primeira semana de junho de 2015. A ideia é espalhar a informação pelos mais variados meios de comunicação on-line e off-line, diminuindo o número de pessoas que aderem à moda perigosa. Além disso, o CROSP está atuando junto aos governos para combater o comércio livre de aparatos ortodônticos e elásticos, material que deveria ser de uso exclusivo do cirurgião dentista. Os materiais podem ser encontrados com facilidade, sendo vendidos na rua ou até mesmo na Internet, favorecendo o exercício ilegal da profissão.

Outro objetivo principal é valorizar o cirurgião dentista e a odontologia. Mostrar como o aparelho é uma ferramenta terapêutica que precisa de acompanhamento e manejo de um profissional treinado e com conhecimento para realizar a mudança na posição dos dentes sem efeitos colaterais. Aparelho ortodôntico não é brinquedo. Não é enfeite. Não se deixe levar por modismos que vão lhe trazer prejuízos no seu sorriso.

 Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto