Recentemente, tive o privilégio de conhecer uma estação de trem em Lisboa com o nome da Santa Apolônia, o que me trouxe lembranças e uma grande curiosidade sobre a Santa padroeira dos dentistas e dos que sofrem de dores de dente ou problemas na boca. Os relatos a seguir são baseados em cartas do Bispo Dionísio de Alexandria e datam do ano 249.

Estamos falando do Século III e Apolônia, uma virgem devota de 40 anos de idade, vivia em Alexandria, no Egito, dominado pelo império romano. No dia 9 de fevereiro de 249, conta o relato do Bispo que houve uma revolta pagã na cidade com guardas romanos invadindo casas de cristãos, machucando-os, matando-os e recolhendo seus pertences para acender uma enorme fogueira no centro da cidade. 

Apolônia foi arrastada de casa e torturada na frente de todos. Seus dentes foram quebrados e arrancados com pedras afiadas enquanto os pagãos pediam para a virgem blasfemar contra Cristo. Ameaçaram várias vezes jogá-la ao fogo se ela negasse sua fé. Em um dado momento, Apolônia pediu para que a soltassem e em um descuido dos centuriões romanos ela mesmo se jogou ao fogo, se martirizando, preferindo morreu a negar sua fé em Jesus Cristo. Isso até gerou uma grande discussão sobre o suicídio, ato que é condenado pela igreja. Pode até ser por isso que podemos achar histórias diferentes sobre sua morte. Em algumas fontes que pesquisei dizem que ela se jogou ao fogo e nada aconteceu com ela. Nessa versão ela morre decapitada pelas autoridades romanas.

Estação de Comboios Santa Apolónia Lisboa Portugal

Foi a Santa mais popular da Idade Média, canonizada no ano 300 e muito venerada na Europa. Alguns de seus dentes e pedaços de seus ossos tornaram-se relicários que hoje estão guardados por várias igrejas pela Europa. Em Roma existia uma igreja com seu nome, mas agora só encontramos uma praça. Quando entrei na catedral de Barcelona, à direita da porta, lá estava ela – Santa Apolônia. Como já mencionei acima, uma importante estação ferroviária de Lisboa tem o nome da Santa. O mais curioso é um relicário com um de seus supostos dentes na ponta de algo que parece um fórceps (tenaz) que fica na igreja de Santa Apolônia na cidade do Porto, em Portugal.

Relicário com um suposto dente da Santa Apolônia

Existem inúmeras imagens da Santa Apolônia, mas em sua maioria ela veste um manto vermelho que simboliza o sangue do seu martírio, uma túnica verde que pode significar a vida que venceu a morte, pois segundo a religião ela foi levada à glória de Deus por não renunciar a sua fé. Na mão direita a Santa segura a Palma do martírio e na mão esquerda um tenaz com um dente, lembrando das torturas que sofreu. 

Para os que acreditam, deixar a Santa Apolônia em algum lugar do consultório odontológico traz proteção da padroeira dos dentistas. Para os que têm dor de dente, podem rezar para a Santa também, mas aconselho, além disso, correr para o dentista!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto