Vocês sabiam que na Espanha e em muitos países aqui da América Latina que têm a cultura espanhola como origem a fada do dente é simbolizada como um Ratinho? El Ratón Pérez ou Ratoncito Pérez é o nome do rato que faz o papel de fada dos dentes na cultura espanhola. Sua história é bem curiosa e interessante.

     Ratón_Pérez_-_Cover_Page  Ratón_Pérez_-_Cover_Page   Ratón_Pérez_-_Cover_Page

Era uma vez um rei espanhol que nasceu em Madrid em 1886, Afonso XIII, que já nasceu rei, por ser órfão de pai, o rei Afonso XII, que morreu sem saber se tinha mesmo deixado um herdeiro homem para o trono da Espanha. Sua mãe, a Rainha Maria Cristina da Áustria, foi sua regente até quando ele completou 16 anos. As histórias contam que Afonso XIII era muito paparicado e mimado.

Eis que quando o pequeno Afonso XIII, com 8 anos de idade, perdeu um dente de leite, sua mãe contratou o escritor Luis Coloma para escrever uma história para o menino, a fim de acalmá-lo nessa perda dental. Luis Coloma criou a história do Ratón Pérez (talvez inspirado por outros contos populares espanhóis de quase 20 anos antes) e transformou o rato em uma fada do dente. O rato morava com sua família em uma caixa de bolachas em uma confeitaria de Madrid e andava pelos canos da cidade até os quartos das crianças que haviam perdido seus dentes de leite. O rato trocava o dente por um presente.

raton-perez

Retratado de várias maneiras a longo dos anos, aqui ele aparece com uma mochila de dentes de leite

Na história, Coloma ainda incluiu uma interação do Rato-Fada do dente com o Rei Buby, apelido carinhoso pelo qual a rainha regente chamava o futuro rei. Hoje em dia a confeitaria não existe mais, porém no mesmo prédio dito ser a casa do Ratón por Luis Coloma, existe um Museu do Rato Pérez na rua Arenal, número 8, no centro histórico de Madrid. Inclusive com um local para as crianças depositarem seus dentes de leite.

O Ratinho que recolhe os dentes de leite das crianças rendeu várias histórias e 2 desenhos animados para o cinema mais recentemente. Apesar de ser muito popular entre as crianças na Espanha, aqui não ouvimos falar muito do rato. A fada do dente chega aqui com mais facilidade para recolher os dentes de leite. A história dela fica para um outro Post!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto