Pode ser que em cerca de dois anos, os dentistas comecem a fazer a antissepsia de seus pacientes de uma maneira diferente. Pesquisadores da UFSCar, UNESP e USP estão desenvolvendo um novo componente que pode substituir o bochecho com antisséptico bucal realizado antes de cirurgias ou consultas odontológicas.

A boca é um lugar inóspito, sujo e cheio de bactérias. Algumas delas são benéficas e outras são ruins para o funcionamento do nosso organismo. Essas bactérias ruins podem se locomover para outras partes do nosso corpo pegando carona na corrente sanguínea e causando doenças. Por isso os dentistas pedem para o paciente fazer um bochecho antes de começar um determinado procedimento – os compostos à base de clorexidina usados atualmente, diminuem a quantidade de bactérias na nossa boca antes dos procedimentos do dentista.

Os pesquisadores estão usando um composto tirado do açafrão da terra, muito utilizado como tempero na culinária. O açafrão possui uma substância química que faz parte do metabolismo da planta chamada “Cúrcuma”. Com uso do fotopolimerizador, o dentista poderá ativar essa substância e ter uma antissepsia eficaz para trabalhar na boca dos pacientes.

VEJA: NÃO É PARA ESCOVAR OU BOCHECHAR O TEMPERO PURO. OS CIENTISTAS ESTUDAM A RETIRADA DE UM COMPOSTO DA AÇAFRÃO.

Segundo os pesquisadores, a substância raramente causa alergia e evitaria os efeitos colaterais dos produtos à base de clorexidina, além de ter uma maior substantividade – o efeito do produto contra os microorganismos seria mais duradouro.

Vamos aguardar o final das pesquisas para termos uma nova opção de produto para a antissepsia bucal em nossos consultórios.

Um Abraço