Se você for dentista, você sabe muito bem onde comprar. Se você for um entre muitos que estão comprando produtos odontológicos e colando bobagens em suas bocas ou nas de amigos e conhecidos, saiba que você está cometendo o exercício ilegal de uma profissão. E isso é crime.

Aprendam de uma vez por todas: quem não é dentista não pode comprar borrachinhas de aparelho e fim de papo. Borrachinhas ou elásticos ortodônticos (ligaduras) não são produtos de papelaria, não são brinquedos. Quem não é dentista não pode trocar elásticos. Você estará mexendo em um aparelho no meio de um tratamento, modificando o que foi planejado por um dentista. 

O Brasil é um país que sofre muito com a falta de fiscalização. Infelizmente, não existem mecanismos que garantam que apenas cirurgiões dentistas comprem borrachinhas de aparelho. As lojas de materiais odontológicos, as Dentais, não podem vender produtos para pessoas que não possuam número de CRO (Conselho Regional de Odontologia). As grandes dentais, mesmo em vendas online, preparam um cadastro e não vendem produtos odontológicos para quem não é dentista. O problema é que existem centenas de sites que fazem a venda direta ao consumidor não dentista dessas borrachinhas.

borrachinhas aparelho 2 borrachinhas aparelho 3

Eu sei que é modinha você ter um aparelho colorido chavoso e diferenciado na sua boca. Agora, aparelho não é moda. É tratamento que necessita ser instalado e acompanhado por um dentista. O aviso está dado. Quem quiser estragar sua boca colando bráquetes errado e usando fio de vassoura ou de tomada, saiba que o estrago é grande e vai precisar de um dentista de verdade para arrumar.

Acha que tem os dentes fora de posição e que precisa usar aparelho? Procure um dentista!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto