A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório) realizou pesquisa recente e chegou a conclusão de que 30% dos componentes usados em próteses sobre implante são piratas. Isto é, não tem garantia, procedência e são de qualidade duvidosa. 

Componentes implantes

Exemplos de Componentes – são peças que se conectam ao IMPLANTE DENTÁRIO

Vamos deixar uma coisa bem clara aqui, principalmente para o site da Folha que fez uma manchete confusa dizendo que “30% dos implantes são piratas”. Existe uma diferença entre IMPLANTE – parafuso de titânio que vai dentro do osso e COMPONENTES PROTÉTICOS – peças e parafusos especiais que servem para encaixar o dente artificial sobre o IMPLANTE. São peças totalmente diferentes. O que a ABIMO está dizendo é que os COMPONENTES PROTÉTICOS usados são piratas e não os IMPLANTES. Veja a reportagem completa AQUI.

Componentes piratas dicas odonto 2015

Isso acontece há algum tempo já. Algumas pessoas estão fabricando peças de componentes protéticos em qualquer porão por aí e vendendo a preços bem abaixo dos do mercado. O dentista precisa desconfiar quando componentes são oferecidos a preços muito abaixo dos praticados pelas empresas que têm registro da ANVISA para vender estes produtos. O material é de procedência duvidosa, os encaixes não são bons e isso pode trazer danos ao dente artificial colocado sobre o implante e até perda do implante a longo prazo.

Componentes implantes 2

As peças piratas são muito parecidas com as originais à primeira vista. Porém têm baixa qualidade e podem apresentar mais defeitos

Componentes podem ser comprados no Mercado Livre, por exemplo. Não aconselhamos usar produtos de procedência duvidosa em seus pacientes.

Está mais que na hora dos dentistas que trabalham com implantes tomarem as rédeas do seu trabalho por completo, aumentando controle e profissionalismo. Em alguns casos, o dentista não consegue acompanhar o processo por completo, por ele ter uma fase de laboratório com o protético. Calma gente, não estou dizendo que é culpa do protético, apenas que o dentista mande os componentes para seu protético ou saiba que ele usa peças originais de empresas idôneas e registradas na ANVISA. Uma maneira de controlar isso seria pedir o número de série das peças usadas em cada caso para controle. 

Todas peças originais têm número de série e muitas vezes garantia. Nunca ouvi falar de empresas que fazem IMPLANTES pirateados, já que este parafuso é o que vai direto no osso e precisa ser de titânio, ter o formato correto e o tratamento de superfície que cada empresa usa. Esta tecnologia que permite tratamentos mais rápidos e eficazes hoje em dia. 

Uma solução seria mostrar ao paciente os materiais que você está usando, mostrando sua procedência e validade. Depois marcar os números de série dos componentes na ficha clínica e deixar guardado para evitar eventuais problemas. Mesmo os implantes com componentes originais não têm 100% de sucesso. A maioria dos dentistas trabalha com taxas de sucesso em torno dos 95 a 98% em pacientes com condições de saúde geral e bucal normais. 

Também é importante entregar ao paciente uma ficha com os dados dos implantes colocados em sua boca. Os implantes originais vêm com um adesivo contendo código de barras que podem ser colados na ficha clínica do dentista e em uma ficha dada ao paciente. Assim, se ele trocar de cidade ou de dentista no meio do tratamento, é possível saber qual o tipo, tamanho e marca do implante usado na boca do paciente. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto