A crise energética e de abastecimento está batendo à nossa porta. O Brasil está com risco de entrar em colapso pela falta de energia e já temos falta de água em muitas regiões. Na cidade de São Paulo, por exemplo, teve escola municipal que impediu alunos de escovarem os dentes. Poxa, vamos economizar, mas com racionalidade. Nada de economia porca.

A água e a luz são vitais no consultório odontológico. Sem luz o dentista não consegue fazer praticamente nada e sem água vários procedimentos não dariam certo. Já que os responsáveis por investir em infra estrutura no Brasil dormiram no ponto, agora, com a corda no pescoço de toda a população, só nos resta adotar planos para economia de água e energia. E rezar para São Pedro …

economia de luz

Economia de Energia no Consultório Odontológico:

–  Lembrar de tirar aparelhos eletrônicos das tomadas, não deixando-os no modo “Stand By”. Isso serve para televisões, impressoras, estabilizadores, computadores, equipo odontológico, entre outros.

economia de luz 2

–  Não esquecer compressor ligado antes de ir embora no final do dia.

–  Não usar lâmpadas dicroicas. Opte pelos LEDs. Para você ter uma ideia, as lâmpadas dicroicas usam 50W de potência enquanto que os LEDs usam apenas 6W. Sem contar que os LEDs não esquentam tanto quanto as dicroicas. 

– Se você optar por lâmpadas fluorescentes, já estará economizando. Não tanto quanto o LED, mas já é um começo. 

economia de luz 3

–  Você pode usar adesivos sinalizadores nos interruptores para lembrar as pessoas de apagar as luzes.

–  Se estiver começando do zero, escolha um equipo odontológico que tenha LEDs no refletor.

Economia de Água no Consultório Odontológico

–  Não lavar e não pedir para ninguém lavar a calçada em frente ao consultório com mangueira e água corrente. Isso é inadmissível.

–  Atenção redobrada na água da cuspideira. Em muitos equipos ainda vejo uma torneirinha, fácil de esquecer aberta.

Cuspideira água ligada

–  Procurar por vazamentos e consertá-los o mais rápido possível. Ficar de olho nas válvulas sanitárias das descargas. Se estiverem desreguladas pode gastar até 6 vezes mais água.

–  É possível recolher água das chuvas com balde ou bacia e usá-la na lavagem de material.

–  Ao fazer a limpeza do instrumental, deixar a torneira fechada. Enxaguar apenas no final.

–  Procurar materiais e equipamentos que economizem ou que não usem água. Já existem bombas à vácuo no mercado que não usam água, por exemplo.

economia água

–  Colocar placas de orientação nos banheiros para os pacientes. Se possível usar torneiras que fecham sozinhas. De tempos em tempos, checar se alguém não deixou alguma torneira pingando. Deixar bem claro que lugar de papel é no lixo e não na privada. 

Se o racionamento chegar nos moldes que estão noticiando por aí, muitos dentistas vão ser prejudicados. 

Essa abordagem com a água e com a energia deveria ser rotineira e não apenas em tempos de crise. Sabemos que a água é um recurso finito! Que tipo de planeta você quer deixar para seus filhos? Economize com racionalidade e laro, sem economia porca. Lave as mãos sempre entre um paciente e outro. 

Se você tiver mais alguma ideia que funciona e economiza energia e água, conte para a gente nos comentários

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto