A história já é um pouco antiga, mas eu acabei descobrindo recentemente por meio de um vídeo no Facebook. Uma senhora puxa a bochecha com o dedo e mostra os seus dentes do fundo para a câmera. O pastor da igreja pergunta o nome da senhora e começa a falar para todos que um milagre aconteceu ali. Dois dentes de ouro apareceram miraculosamente em sua boca. Logo depois, o pastor percebe que a roupa da senhora “afrouxou”, mostrando que Deus estava generoso neste dia. 

É triste ver o quanto se aproveitam da ignorância das pessoas dessa maneira. Por que diabos Deus daria restaurações em ouro para seus fiéis? Não estou querendo criticar nenhum tipo de fé ou religião, mas isso é uma grande enganação, com certeza. Fazendo uma busca pelo You Tube a gente encontra mais vídeos desse descalabro. Acho estranho que isso nunca aconteceu na minha cadeira, enquanto eu estava atuando como dentista. Nenhuma restauração se transformou em ouro. 

O fato é que muita gente nem olha para dentro da sua própria boca para reparar como são suas restaurações ou seus dentes. Há algum tempo, a odontologia usava de ligas metálicas com presença de cobre em algumas próteses fixas. O cobre é amarelado, assim como o ouro. Então, além de se enganar no “milagre”, estão se enganando também no metal. Esse pessoal está precisando estudar um pouquinho de química, não?

Se fosse algo vindo de Deus mesmo, seria um novo dente com dentina e esmalte, bonito e natural. Deus poderia consertar a posição dos dentes, limpar a sujeira, eliminar bactérias, tártaro e reconstituir o osso perdido em doenças periodontais. E outra coisa, dentes de ouro não são de ouro puro. O material usado é uma liga de ouro com cobre e outras metais, diferente do ouro do seu anel ou correntinha.  

O Blog do DocVictor também abordou o assuntoAQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto