Ontem, dia 20/12/2014, a odontologia perde uma figura importantíssima. O professor Per-Ingvar Branemark, precursor da Implantodontia. Tudo que você vê por aí com as palavras “implante dentário” começam nas pesquisas desse mestre que revolucionou a odontologia.

O médico ortopedista sueco pesquisava sobre microcirculação sanguínea em tíbias de coelho na Universidade de Gotemburgo, no início dos anos 60. Ele implantava câmeras de observação em titânio nos ossos dos coelhos para essas pesquisas. Branemark percebeu que o titânio se integrava ao osso de uma forma muito especial. Com mais pesquisas à respeito dessa integração entre osso e implante, surgiu o conceito de osseointegração. O titânio se fixa ao osso, sem rejeição e consegue suportar cargas sem fraturar. Nesses quase 50 anos da descoberta da osseointegração, percebemos a evolução das técnicas e dos materiais, hoje mais acessíveis para a população em geral do que antigamente.

As peças de titânio não são usadas apenas para substituir raízes de dentes. Essa descoberta possibilitou a reparação de muitas outras partes do crânio, principalmente de pacientes com más formações, acidentados ou mutilados vítimas de grandes remoções cirúrgicas ligadas ao câncer. A reabilitação com implantes de titânio tornou possível a devolução de dentes, arcadas inteiras de maneira fixa e segura, além de partes do rosto e da cabeça. 

Radiografia da perna do coelho inicial usado por Branemark. Percebem uma certa semelhança com os implantes de hoje?

Em setembro de 2005, Branemark fundou o P-I Branemark Institute aqui no Brasil, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. O instituto é uma associação sem fins lucrativos que recebe doações nacionais e internacionais e faz um trabalho reabilitador com base nos conceitos da osseointegração. (Infelizmente esse Instituto acabou encerrando suas atividades  – SAIBA MAIS AQUI

Apesar de nunca ter conhecido o professor Branemark pessoalmente, deixo aqui o minha homenagem a esse desbravador que tornou possível esse avanço gigantesco que a odontologia vive atualmente. Muito obrigado.

Acesse o site do Instituto Branemark de Bauru – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto