Foi o que o estudo do professor Toshimitsu Iinuma da Nihon, pesquisador chefe da University School of Dentistry do Japão, concluiu. Já sabemos da relação entre saúde bucal deficiente e pneumonia em idosos, porém, este novo estudo mostra dados alarmantes sobre o costume que muitas pessoas tem de dormir com a dentadura.

Dentadura

Uma das recomendações gerais do dentista ao entregar próteses totais (dentaduras) para seus pacientes é: não durma com sua prótese na boca. Próteses removíveis devem ser retiradas e guardadas na hora de dormir. As parciais e as totais. Seja por vergonha do cônjuge, ou por preguiça mesmo, muita gente acaba dormindo com as dentaduras na boca e isso pode dobrar os riscos de contrair pneumonia em idosos. 

O estudo foi realizado com mais de 500 idosos, com idade média de 87,8 anos. O grupo de  idosos que dormiam com suas dentaduras apresentou 2,3 vezes mais chances de incidência de pneumonia, no período de 3 anos do estudo. Sem contar problemas como inflamações na gengiva, na língua e alguns casos de candidíase.

Esse não é o primeiro estudo neste sentido que aponta dados preocupantes com idosos que dormem com suas dentaduras. O paciente deve ser orientado corretamente sobre os riscos de dormir de dentadura ou mesmo com qualquer prótese removível.

Para quem quiser ler o estudo, clique AQUI (em inglês)

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto