Os ambientalistas estão em festa. Seu churrasco vegetariano já dura dias de leleô. O PL 2461/2013 (Leia o projeto na íntegra e suas penalidades clicando sobre ele) foi aprovado é o amálgama está proibido no Rio de Janeiro. Na canetada. 

Amálgama 2

Nem houve tempo de arrumar a gaveta do consultório da rede pública carioca. O projeto de lei é da deputada Aspásia Camargo do PV do Rio de Janeiro. Eu sei. Ninguém mais quer restauração “da cinza”. Ela contém mercúrio em sua composição, um metal pesado que contamina a natureza. Como ninguém consegue fiscalizar direito como é feito o descarte desse material, “bora” proibir o uso. Soluções mais fáceis nem sempre são as melhores.

Vitória eliminou o amálgama da saúde coletiva – Leia aqui

O projeto tem seus bons motivos louváveis. O amálgama já estava em total desuso nos consultórios particulares. Quem vai sentir o baque da proibição é a saúde pública. O amálgama é comprovadamente um material excelente no âmbito da saúde coletiva. Barato, fácil de manipular, duradouro e indicado para pacientes com má higiene oral. Não existem pesquisas suficientes e sérias sobre a contaminação do ser humano que tem restaurações de amálgama na boca. A quantidade de mercúrio é pequena perto de muitas outras coisas por aí que contém mercúrio. Leia mais aqui no Blog das Odontodivas

Comentário amálgama Facebook

O que não pode é confundir a cabeça do povo. A deputada relatora do projeto de lei comemorou bastante em sua página do Facebook, em aberto para todo mundo ver. Até aí, sem problemas. O que não acho correto é indicar que todo mundo troque todas suas restaurações de amálgama numa rede social. Se me perguntarem sobre isso, minha opinião de dentista é a seguinte: restaurações que estão em bom estado, funcionais e sem infiltração não precisam ser trocadas. Quem vai avaliar isso? O dentista, na sua cadeira, com espelho, sonda exploradora, exame clínico, exames de radiografia e etc. 

Não estou querendo defender o amálgama com unhas e dentes. Pessoalmente, já não uso há muito tempo. Porém, acredito na sua indicação e no seu valor social. A tendência já era de desuso contínuo. Gostaria de saber se o governo vai pagar pelas resinas e todos seus componentes, ou se alguns postos de saúde do Rio de Janeiro vão apenas avisar os pacientes que estão sem material. 

Serve também para vermos que quando há vontade política, um projeto de lei é votado e aprovado. E aquele projeto de lei que deveria regulamentar em R$ 7.000,00 o salário base dos dentistas? Lembra dele? Pois é, ele não foi votado por falta de quórum no início deste mês. Triste não? Então dentista, contente-se aí com um salário base de 3 salários mínimos e ainda está proibido de fazer amálgama se estiver no Rio de Janeiro. 

Deixe sua opinião

———————————————————————————————————

Atualização de 22/12/2014O Diário Oficial de 19/12/2014 publicou o VETO ao polêmico projeto de lei – PL 2461/2013. O ano de 2014 terminará com vitória da saúde bucal e da pesquisa científica sobre o “achismo” e a falta de entendimento dos assuntos de saúde pública. 

* Enviado pela colega Dra. Daiane Costa

———————————————————————————————————

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto