Imediatamente neste momento em que você lê esta postagem, milhões de bichinhos estão se organizando entre seus dentes, suas gengivas, na sua língua, na bochecha e em outros espaços da sua boca. Entre eles, muitos são causadores de doenças bucais.

Escova com placa

Placa bacteriana sobre cerda de escova de dentes usada

Esses micro organismos são extremamente organizados, formando colônias complexas com canais que possibilitam o transporte de fluídos, como por exemplos as toxinas, além de ter uma barreira protetora contra antibióticos. Verdadeiras “cidades” de bactérias interligadas vivendo às custas dos nutrientes disponíveis em nossas bocas. Em cerca de duas horas, já é possível perceber a formação de micro colônias de bactérias. Em dois dias a placa está bem maturada e pronta para causar mais danos na sua boca. Elas são de vários tipos e vão se formando em camadas.

A gente consegue remover esta placa com facilidade. Sabe aquela “gosminha” branca que sai do meio dos seus dentes quando você passa fio dental? Isso é a placa bacteriana. Fio dental não serve apenas para tirar restos de alimentos. A sua principal função é remover esta placa esbranquiçada, do meio de todos os dentes e dos espaços entre os dentes e as gengivas. Isso vai impedir a formação de tártaro e vai prevenir doenças como a gengivite e a periodontite.

Placa no fio dental

Foto de microscópio da placa bacteriana sobre o fio dental

Os bichinhos são de vários formatos, organismos de uma célula apenas que juntos podem fazer enormes estragos. São em forma de bastões, esferas, espirais, em formato de vírgula e etc. Cada uma tem seu papel na colônia ou na colonização. O jeito mais efetivo de remover essa placa é MECANICAMENTE, isto é, ESFREGANDO (escova e fio dental).

Então se eu extrair todos meus dentes, estarei livre da placa bacteriana? Definitivamente não. A placa pode até ser menos virulenta, mas sua língua, bochechas, dentaduras ou próteses sobre implantes ainda abrigarão a placa. Sempre. Somos obrigados a desorganizar esta placa duas ou três vezes ao dia com a escovação e o fio dental. Precisa ser um hábito.

Placa sobre dentePlaca sobre dente 2

Mesmo o melhor higienizador bucal precisa do dentista. Com o tempo há formação de tártaro (cálculo dental), problema que é impossível de ser removido com escova e fio dental. A profilaxia e remoção de tártaro feita pela dentista é essencial para que os dentes fiquem lisinhos e livres da ação da placa bacteriana.

Mais fotos bacanas AQUI