Fortaleza será a segunda cidade brasileira a receber o Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS) em 2014, depois de Santarém, no Pará. É a 19ª a vez que o município sedia o programa da equipe voluntária da OS,  marcado para o período entre 15 e 21 de setembro. A previsão é de que sejam feitas cerca de 80 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes (até 17 anos) portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). A seleção de pacientes acontecerá no dia 15 de setembro, a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União). As cirurgias serão realizadas de 17 a 21 de setembro, na mesma instituição de saúde.

Operação sorriso 2

Para participar da seleção não é necessário realizar inscrição prévia, apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte até o hospital e alimentação sem custo.

Ao todo, cerca de 65 voluntários de diversas regiões do Brasil e de outros países estarão envolvidos no programa em Fortaleza. Os colaboradores pertencem a diferentes especialidades, como Cirurgia Plástica, Pediatria, Anestesiologia, Enfermagem, Ortodontia, Fonoaudiologia etc.

Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatal e coordenados pela equipe da Operação Sorriso que também leva médicos residentes e novos voluntários para serem treinados no atendimento aos fissurados. Segundo o médico Ricardo Barros, diretor da OS, “O processo de credenciamento dos voluntários é coordenado pelo Conselho Multidisciplinar de Saúde da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Os voluntários ficam aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia. Buscamos a sustentabilidade local no atendimento ao paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”.

Mais informações – http://www.operacaosorriso.org.br/

Compartilhe e avise o pessoal de Fortaleza e região

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto