Crianças poderão doar dentes de leite para uma campanha muito interessante. Iniciativa inédita visa estimular doações para o Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP. As doações deverão ser feitas nos dias 21 e 22 de agosto no Hotel Maksoud, em São Paulo.

Quem na infância nunca ouviu falar da fada do dente? De acordo com essa lenda famosa, a criança deve colocar o dente que perdeu embaixo do travesseiro. À noite, a fada trocará o dentinho por uma moeda. Aproveitando o fascínio da criança por essa fantasia, o 17o Congresso Latino-Americano de Odontopediatria vai promover uma campanha de doações de dentes durante o evento, que acontece em agosto no Maksoud Plaza, na alameda Campinas, 150, Jardins, em São Paulo. As crianças poderão fazer suas doações no período da tarde da quinta-feira (21) e durante toda a sexta-feira (22), no lobby do hotel. Em contrapartida, ganharão um presente da “fada do congresso”. Os dentes serão encaminhados ao Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP e usados para fins acadêmicos e de pesquisa.

“Será a primeira vez que um encontro científico desse porte promoverá uma campanha dessa importância”, comemora o professor Dr. José Carlos Pettorossi Imparato, coordenador e fundador do Banco de Dentes Humanos da USP, o primeiro do gênero no país.

Ele foi criado em 1992 para suprir as necessidades de dentes humanos usados no curso e consequentemente inibir o comércio ilegal de dentes. Hoje possui cerca de dez mil dentes usados para pesquisa pelos alunos de pós-graduação e estudos de técnicas e treinamento pelos estudantes da graduação.

“A doação de dentes deve ser encarada como a doação de um órgão, porque o dente faz parte do corpo humano”, explica o professor Imparato. Por isso, os dentes perdidos não devem ser descartados de qualquer maneira, porque podem contribuir para ajudar um cirurgião-dentista a se tornar um profissional mais qualificado.

O banco aceita dentes de leite ou permanentes em qualquer estado – sadios, cariados, restaurados, amarelados ou fracionados. Também podem ter sido retirados recentemente ou há muito tempo. Todas as peças são lavadas com sabão e armazenadas em recipientes com água, dentro de uma geladeira. Aquelas com tártaro ou outro tipo de contaminação são raspadas.

Quem não puder ir ao congresso, poderá mandar suas doações pelo correio para a Faculdade de Odontologia da USP, na avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, São Paulo, Capital, CEP 05508-900. O doador deve anexar um termo de doação preenchido e assinado autorizando que o dente seja usado em pesquisas. Também é possível fazer a entrega pessoalmente no banco, nos dias úteis, das 8 às 17 horas.

Sobre o Congresso – Site – http://www.congressoalop2014.com.br

Entre 21 e 23 de agosto, o 17o Congresso Latino-Americano de Odontopediatria deve reunir cerca de 1,5 mil profissionais, entre cirurgiões-dentistas, acadêmicos, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de 15 países, no Maksoud Plaza, mostrando o que há mais moderno em pesquisas, técnicas, materiais, equipamentos e tecnologias do setor.

Sob o tema “Odontopediatria – um Olhar Latino-Americano”, o evento traz 70 conferencistas de diversos países: Brasil, Estados Unidos, Escócia, México, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Equador, Paraguai, Costa Rica e Colômbia. Eles vão comandar 14 cursos máster e seis cursos integrados latino-americanos formados por 36 palestras. Haverá ainda um encontro de professores de graduação e uma mesa de sociedades de Odontopediatria de países latino-americanos.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto