Atualmente, muitos consultórios dentários, clínicas, postos de saúde e demais estabelecimentos de saúde trabalham de forma ilegal, com auxiliares (ASBs) não regulamentados pelo Conselho Regional de Odontologia.

Para que o auxiliar obtenha o registro junto ao Conselho, ele deve realizar um curso de formação, de modo que a grande maioria destes cursos encontram-se somente nas grandes cidades do Estado e do Brasil, fator que dificulta o acesso pelos profissionais que residem no interior. Outras dificuldades que os auxiliares encontram são as vagas limitadas e a falta de flexibilidade nos horários, implicando na necessidade de ausência temporária semanal ou mensal da rotina de trabalho. O tempo de duração médio de 1 ano e o custo também são fatores que dificultam a regularização destes profissionais.

Observando todas estas dificuldades, a ABO-PG, desenvolveu com a aprovação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o programa Curso ASB (www.cursoasb.com.br), um programa de capacitação e regularização realizado totalmente online, capitaneado por professores e coordenadores experientes em cursos presenciais de respeitadas entidades de ensino do Paraná e Rio de Janeiro. O Programa oferece uma oportunidade única de modo que o aluno pode concluir o curso em 5 meses, realizando-o totalmente à distância, cumprindo suas atividades de casa ou do trabalho, seja pelo computador, smartphone ou tablet. O referido programa é destinado exclusivamente para os profissionais que se encontram no mercado de trabalho, seja público ou privado.

A partir de 2013 é apoiado na Lei Federal 11.889, de 24 de dezembro de 2008, o CRO-PR fiscalizará todos estes estabelecimentos com o objetivo de identificar e autuar esta irregularidade. Visitas rotineiras, através de denúncias e demandas diretas do Conselho Regional, ocorrerão de forma regular com auxílio também da vigilância sanitária. Encontrando auxiliares que não estiverem devidamente registrados, o Conselho poderá punir com multas, processos administrativos e éticos, e até mesmo com o fechamento do estabelecimento.

Curso ASB 2

Sendo assim, através do Programa de Capacitação e Regularização, o profissional poderá executar o curso em tempo reduzido com custos também reduzidos, além do certificado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PG), reconhecido pelo CFO em todo o Brasil sob o registro no CAD número 803. Para maiores informações os candidatos poderão ligar para 0800 643 2016 ou acessar o site (www.cursoasb.com.br).

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

aviso_artigo_patrocinado_thumb