A gente tem algumas postagens aqui que falam de Redes Sociais e Odontologia. Inclusive esta é uma área que tem me interessado muito e é por onde eu tenho divulgado meu Blog para os dentistas que querem usar as Redes Sociais como aliadas do Marketing e da divulgação de seus trabalhos. O Instagram tem se tornado uma ferramenta muito boa para esse tipo de união da Odontologia com as Redes Sociais. Um grande destaque recente é o perfil Odontodepressivos que está com muitos seguidores fazendo um grande sucesso entre os acadêmicos de odontologia e dentistas.

Uma das filosofias deste blog é deixar a odontologia e as dicas em saúde bucal mais leves por intermédio do humor. O perfil do @odontodepressivos do Instagram trabalha muito bem esse “glamour” dos acadêmicos na faculdade e o humor odontológico que muitas vezes vem com uma lição de saúde bucal embutida. Vale lembrar que eles não são realmente “depressivos”. Essa denominação é uma brincadeira antiga da Internet que permeia um perfil “reclamão” que mostra as desventuras de certa esfera social ou grupo de pessoas. Uma maneira interessante de mostrar o lado ruim de certas coisas de um jeito bem humorado.

A aluna Hallana Fermin do 6º período da Uninorte Laurent Manaus criou o Instagram @odontodepressivos como uma brincadeira e ele cresceu muito mais do que suas expectativas. Veja uma pequena entrevista com a acadêmica de odontologia:

Dicas Odonto –  De onde surgiu a ideia de fazer um instagram voltado para os acadêmicos de odontologia?

Hallana – Comecei o Instagram como uma brincadeira para divertir alguns colegas de classe quando vi alguns posts divertidos sobre odontologia no Facebook e criei para compartilhar esse humor  odontológico. Nunca imaginei que chegaria a ter mais de 5 mil seguidores. Segui algumas pessoas, elas gostaram, foram marcando os amigos e assim o Instagram cresceu. Não deixei de seguir ninguém e continuei a ganhar mais seguidores na medida que eles se identificavam com os posts.

Dicas Odonto –  Você acha que as Redes Sociais hoje são aliadas do dentista? De que maneira?

Hallana – Na minha opinião sim. Vejo muitos posts em outros perfis de Instragam que me ajudam a estudar.  Tem posts interessantes, didáticos e essa rede social é uma forma dos profissionais demonstrarem um pouco do seu conhecimento e dos seus casos clínicos.  Para mim, como acadêmica, ajuda bastante. O meu instagram foi feito mais para dar algumas dicas e para divertir mesmo. Hoje, sem dúvida alguma, as redes sociais são aliadas do dentista, porém tudo tem os prós e contras.

Dicas Odonto  –  Você pretende seguir alguma especialidade? Já se decidiu por alguma? 

Hallana – Meu sonho é cuidar dos pequenos, ser uma excelente Odontopediatra, mas aqui em Manaus onde moro, vejo que primeiro tenho que fazer algo que de algum lucro como Ortodontia, para depois realizar meu sonho de cuidar das crianças. Tenho uma terceira especialização que quero fazer: Impantodontia.

Dicas Odonto –  Como você vê a odontologia de hoje? É um desafio ser diferenciado(a) neste nosso mercado de trabalho?

Hallana – Hoje a Odontologia, sem dúvidas, está mais valorizada. Não é como tempos atrás que as pessoas iam pouco ao dentista.  Hoje melhorou consideravelmente o número de pessoas que buscam um sorriso bonito e saudável e isso nos alegra. Para ser um bom profissional, você tem que ser diferenciado sim, como sempre diz um professor meu : “Tente ser diferente de tudo e de todos. As pessoas se cansam da mesmice. Para você se destacar, tentar ser o melhor, tem que ser diferenciado, deste o modo como você atende o paciente do início ao fim do tratamento”

Dentista, acadêmicos e pacientes – sigam lá o perfil @odontodepressivos no Instagram. Vocês vão se divertir, além de aprender um pouco sobre saúde bucal!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto