Vejo com muito bons olhos o investimento da Johnson & Johnson no aumento da família do enxaguantes bucal Listerine Zero. A versão “Zero” é totalmente sem álcool, o que segue a tendência das indicações dos dentistas de hoje em dia para esses produtos que são coadjuvantes importantes na nossa higiene oral.

Kit com a escova, fio dental e enxaguante bucal Listerine Zero

Kit com a escova, fio dental e enxaguante bucal Listerine Zero

Os atores principais da higiene bucal são a escova de dentes, a pasta e o fio dental. Vários estudos ao longo dos anos mostram que a remoção mecânica (esfregar as cerdas da escova e passar o fio nos espaços entre os dentes e as gengivas) é o método mais eficaz para controle do biofilme e das doenças bucais mais comuns como cárie e doenças das gengivas (gengivite e periodontite). O ator coadjuvante da higiene oral é o enxaguatório bucal. Não é porque o produto é coadjuvante que ele deve ser deixado de lado. Afinal, ator coadjuvante também ganha Oscar, não é?

Listerine Menta Verde Dicas Odonto 2

Kit com a escova, fio dental e enxaguante bucal Listerine Zero

Durante muitos anos, houve uma insistência no lançamento de enxaguantes bucais com álcool em sua composição. O efeito de refrescância era muito maior, mas os estudos foram mostrando que bochechar com álcool não é muito saudável. O álcool é responsável pelo ressecamento dos tecidos bucais, perturbação do equilíbrio bucal e sabe-se muito bem que se for usado com muita frequência, ele torna-se um dos grandes predisponentes do câncer bucal junto com o tabagismo. 

Por muito tempo, nós dentistas, pressionamos as empresas do ramo odontológico a eliminarem o álcool das soluções de bochechos. Isso vem acontecendo e essa postagem marca esse sucesso obtido, com o aumento da família Listerine Zero. O trabalho em conjunto dos dentistas e empresas da área só tende a trazer mais benefícios ainda para os consumidores. 

Lembrando que enxaguante bucal não funciona se for usado sozinho. Aos apressadinhos e preguiçosos: não adianta nada dar aquela bochechada sem antes escovar os dentes e passar fio dental. O hálito pode até ficar fresco na hora, mas a sujeira e a placa não será removida direito. Em caso de dúvida, sempre consulte seu dentista.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto