A Suécia foi o palco desta disputa. A Copa do Mundo de 1958 ficaria eternamente marcada como a primeira Copa vencida pelo Brasil. A verdade é que faltava profissionalismo ao futebol como um todo. Tínhamos os craques, a ginga, a vontade de vencer e o ótimo futebol, mas se compararmos a infra estrutura que os atletas têm hoje em dia, podemos exagerar um pouco e dizer que os jogadores do Brasil, antes da Copa de 58, tinham tanto preparo e cuidado quanto um jogador de futebol de final de semana. Vejam a incrível história sobre a diferença que um dentista fez na Copa de 1958.

Da um sorriso aí, Pelé!

Da um sorriso aí, Pelé!

Claro que não foi só o dentista. A seleção, pela primeira vez, teve tratamento para profissionais. O que aconteceu pode-se resumir em uma palavra: planejamento. Era preciso organização, horários, regras, o básico para o funcionamento de um time e de uma delegação. Na época, o órgão que cuidava disso tudo tinha a sigla de CBD – Confederação Brasileira de Desportos. Hoje mais conhecida como CBF.  

Copa do mundo de 58

Antes de ir para a preparação tática e física para os jogos, os convocados da seleção de 58 passaram por exames médicos e odontológicos. Os jogadores tinham problemas de sáude medonhos como lombriga, cáries, anemia e uma suspeita (talvez seja boato) de sífilis.

O dentista, Dr. Mario Trigo, foi o grande responsável por uma revolução bucal na seleção brasileira. Ele extraiu 118 dentes de 33 pessoas! Uma média de pouco mais de 3 dentes por pessoa. Dentes perdidos na boca são focos de infecção e o dentista colocou essa noção dentro da cabeça dos jogadores: dentes ruins na boca podem causar demora na recuperação de lesões pelo corpo, entre outros problemas. Além de ajudar com a saúde bucal propriamente dita, o Dr. Mario Trigo era considerado o piadista da turma, dotado de um bom humor contagiante. Ele foi o responsável pela saúde bucal dos jogadores do Brasil até a Copa 1970.

Dr. Mario Trigo sendo carregado

Dr. Mario Trigo sendo carregado

Uma grande curiosidade da Copa de 58 foi também protagonizada pelo Dr. Trigo. Dizem que ao comemorar o primeiro título do Brasil em Copas do Mundo, o “Homem Sorriso” (como foi apelidado carinhosamente mais adiante) abraçou o Rei da Suécia, Gustavo Adolfo e falou bem alto: “Oi Rei, tudo bem?” Não deve ter sido muito fácil para este cirurgião dentista buco maxilo facial mostrar para aquela delegação que saúde bucal tinha muito a ver com a saúde do resto do corpo. Hoje em dia ainda temos dificuldade para convencer as pessoas sobre isso.

O Dr. Trigo foi Bicampeão junto com o Brasil em 1958 e em 1962. Ele viveu até os 96 anos e deixou várias histórias de bastidores desse tempo em que participou de Copas do Mundo. Ótimo contador de causos, deixou um livro chamado “O Eterno Futebol”. O Dicas Odonto deixa, com esta postagem, sua homenagem ao Dr. Trigo e ao seu serviço prestado à seleção brasileira e à odontologia.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto