Em 2009 a ANVISA lançou a seguinte cartilha – Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores da Saúde (Clique sobre o nome para acessá-la). Ao ler atentamente, vemos que máscaras comuns não protegem o cirurgião dentista contra todos os patógenos. Então, doutor, você não está totalmente protegido.

N95 Dicas odonto Instagram 2014

Clique sobre a imagem para ver a discussão no Instagram

Essa postagem serve como alerta do Blog Dicas Odonto para todos os dentistas. Na página 23 da cartilha, há um quadro mostrando alguns agentes biológicos dispersos na forma de aerossóis e os equipamentos recomendados para prevenção das patologias associadas. Entre eles, vemos que algumas cepas do vírus da Influenza e o agente causador da Tuberculose passam livremente por máscaras comuns que usamos no dia-a-dia. A indicada para barrar esses patógenos seria a máscara N95.

Uma contra partida que alguns dentistas colocam é o preço mais caro da máscara e um certo desconforto ao utilizá-la. Realmente, no início ela é meio chata de usar, mas é algo que a gente se acostuma.

Sobre o preço, aí cada um sabe quanto vale sua saúde. A máscara N95 acaba saindo mais cara mesmo, mas pode ser usada por mais tempo que a máscara comum. O que custa mais caro mesmo é ter que desmarcar pacientes e ficar alguns dias em casa por causa de uma gripe ou pior.

Qual a sua opinião?

* Dica do colega e amigo Dr. Luiz Vicente

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto