Os dentistas chamam de Hipersensibilidade Dentinária. Um problema muito comum que aflige uma grande parte da população? Existe tratamento? Claro! E o mais importante é procurar logo seu dentista para ele poder fazer o diagnóstico correto.

Quando um paciente me fala que sente os dentes sensíveis, é sempre bom investigar. Um cárie escondida entre os dentes pode deixar o dente sensível, por exemplo. Frases como: “Meu dente dói quando tomo algo gelado” ou “Sinto dor ao comer doces” ou ainda “Dói com tudo, gelado, doce, quente” devem ser levadas muito à sério na hora do exame clínico. É importante o paciente não deixar para ir ao dentista quando a dor se tornar quase insuportável.

Leve retração de gengiva que pode causar sensibilidade

Tendo descartado os problemas de cáries nesses dentes ditos sensíveis pelos pacientes, podemos analisar outros aspectos. No caso daquela sensibilidade generalizada sempre que a pessoa toma ou come algo gelado, podemos fazer o diagnóstico de hipersensibilidade dentinária, mais conhecido como dente sensível. Na verdade, vários fatores contribuem para a sensibilidade dos dentes: retração de gengiva, consumo exagerado de alimentos ácidos, escovação dos dentes com muita força, uso de pastas de dente muito abrasivas, doenças sistêmicas ou algumas desordens de mordida. Todos esses problemas podem levar à túbulos dentinários abertos, expostos na boca, que são a principal causa dessa chatice que acaba mexendo com os hábitos alimentares e de higiene dos pacientes.

Retração de gengiva, deixando raiz do dente exposta. Pode causar sensibilidade.

E o tratamento? Uso apenas pasta para dentes sensíveis? Claro que não! Existem várias abordagens: Uso de dessensibilizante, flúor ou verniz de flúor, adesivo, restaurações, cirurgias gengivais, laserterapia e até tratamento de canal se o caso for mais grave e resistente. As pastas de dente exclusivas para dentes sensíveis ajudam em todas as técnicas e podem ser usadas diariamente nos casos mais leves. Porém, se a sensibilidade persistir, sempre procure um dentista para encontrar o diagnóstico correto e a melhor forma de tratamento.

O uso de aplicações de verniz com flúor e de adesivos dentinários têm se mostrado métodos muito eficazes contra dentes sensíveis.

COMPRAR PASTA PARA DENTES SENSÍVEIS – CLIQUE AQUI

Tem alguma dúvida? Deixe ela aqui nos comentários!