Primeiro de tudo: NUNCA SE AUTOMEDIQUE. Sempre procure um dentista ou médico para que seja possível diagnosticar o seu problema antes de sair tomando remédios adoidado por aí. A automedicação pode mascarar sintomas e causar vários outros problemas. Existe uma crença popular de jogar o remédio sobre o dente dolorido, para que a dor passe mais rapidamente. Isso está errado.

A situação é bem comum para os dentistas: pacientes relatam ter “pingado” Dipirona ou triturado Aspirina (ou outros comprimidos) para colocar sobre o buraco de um dente que está doendo. Isso é lenda, gente. Remédios desse tipo tem efeito no estômago e não têm efeito tópico sobre o buraco do dente. Eles precisam ser engolidos.

Bochecha queimada por Aspirina

Algumas pessoas ainda chupam a Aspirina como se fosse uma bala ou deixam a Aspirina ao lado do dente que dói, com esperança de que ele tenha ação mais rápida. Negativo! É o mesmo que você usar um livro como travesseiro e achar que vai “aprender por osmose” só porque está dormindo sobre o conhecimento.

“Mas pingar dipirona melhora a minha dor, doutor!” – Claro que melhora. Você pinga sobre o buraco e acaba engolindo o remédio. A foto acima mostra que alguns medicamentos não devem ficar na boca porque queimam a mucosa. Eu mesmo já encontrei gengivas e bochechas queimadas pelo efeito de ácidos como a Aspirina (Ácido Acetil Salicílico). Não fique dando bobeira com dor de dente! Procure um dentista imediatamente.

*Foto do colega norte americano Dr. Howard Farran, criador do site:                 DENTAL TOWN