Protestos de alunos de odontologia, direito, farmácia, enfermagem, nutrição, engenharia e biomedicina na estrada BR-153. Narizes de palhaço, apitos máscaras e fio dental. Típico de protestos que temos visto durante este ano de 2013, porém com uma ressalva: A UNIP de Goiânia é uma Universidade particular.

Segundo alunos da Universidade, a coordenação e a reitoria não estão escutando as suas reclamações, então foi preciso protestar e “chamar a mídia”. A site G1 e o Estadão publicaram reportagens sobre o assunto. Parece que esta foi a única maneira que os alunos encontraram para serem ouvidos. Eu mesmo fui aluno da UNIP aqui de São Paulo entre 1998 e 2001 e NUNCA vi nada parecido com as fotos à seguir:

Sala de aula super lotada - UNIP Goiás Dicas Odonto         Equipo quebrado UNIP Goiás Dicas Odonto

Salas lotadas, com alguns alunos tendo que assistir às aulas sentados do lado de fora, no corredor. Isso não faz o menor sentido. Se a faculdade está com muitos alunos, sua receita é maior. Ao lado uma foto de um equipo odontológico quebrado, sem cuspideira.

Lixo infectante nas escadas UNIP Goiás Dicas Odonto       Lixo infectante nas escadas UNIP Goiás Dicas Odonto 2I

Tristes imagens de lixo infectante (saco branco) colocados em locais impróprios, de convivência coletiva, nas escadas e ao lado de bancos. Será que a Universidade perdeu o controle dos funcionários? 

         Pias quebradas UNIP Goiás Dicas Odonto             Raio x com defeito UNIP Goáis Dicas Odonto

A pia de uma clínica totalmente quebrada, impossibilitando o atendimento neste box. O aparelho de raio X com defeito também. A gente entende quando algo fica com defeito, isso acontece. Porém, os alunos reclamam que o descaso é geral e dura algumas semanas.

Lixo ao lado de paciente UNIP goiás Dicas odonto

Veja AQUI a reportagem da TV local que mostra a manifestação. Apenas uma ressalva – em um dado momento da matéria, mostram uma foto (acima) de uma paciente ao lado de um saco de lixo branco infectante da clínica de odontologia e uma aluna diz que o lixo é perigoso porque pode ter agulhas. Esse lixo NÃO PODE ter agulhas. Todo lixo perfuro cortante (agulhas, lâminas e etc) deve ser jogado em caixas especiais como esta:

Coletor material perfurante

É muito triste ver uma Universidade de renome passar por isso. Acreditamos que os alunos fizeram isso porque não encontraram outra solução. Ao mesmo tempo, parece um tiro no pé. Você vai queimar o filme da sua faculdade e se formar por ela? Talvez o caso fosse de pedir transferência ao invés de protestar dessa maneira. 

Os alunos também reclamam de poucos pacientes para o atendimento na clínica, diminuindo as horas de aulas práticas. Uma pena. Tanta gente precisando de atendimento, alunos precisando atender e essa bagunça toda. Esperamos que o assunto se resolva para que todos possam se formar com dignidade, cumprindo todas suas horas/aula. 

ATUALIZAÇÃO – dia – 09/12/2013 – Entramos em contato com uma aluna da UNIP, para ver se essas manifestações surtiram algum efeito. Segue relato: “A UNIP está tendo reformas como eu nunca vi igual, eles estão trocando tudo, pintando, e melhorando. Em questão de estrutura, tudo indica que quando voltarmos ano que vem (2014) vai estar ótimo. Algumas pessoas reclamaram sobre regras do regime interno da faculdade (tutela, dependência), essas permanecem as mesmas pois é algo da faculdade que está no contrato faculdade/aluno. Muito obrigada pela força pessoal, não tenho fotos para mostrar, mas a faculdade nos ouviu e está cooperando pra melhora.”

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto