Pode ser que em um futuro próximo você não consiga mais mentir para o seu dentista. Pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan estão desenvolvendo esse “implante inteligente” – um dente com um microchip e um acelerômetro que consegue dedurar seus hábitos bucais. 

Fonte - http://mll.csie.ntu.edu.tw/papers/TeethProbeISWC.pdf

Fonte – http://mll.csie.ntu.edu.tw/papers/TeethProbeISWC.pdf


O primeiro teste foi realizado em oito indivíduos e o sensor reconhece hábitos ligados a mastigação, ingestão de líquidos, fala e tosse. Sabemos que durante o dia, várias coisas passam pela nossa boca. Monitorar a atividade de tosse, por exemplo, pode mostrar a se o consumo de cigarro está aumentando em determinado espaço de tempo. 

Tudo é ainda bem experimental e precisa de melhorias. Na discussão do artigo científico, os pesquisadores levantaram alguns desafios para que os sensores sejam mais funcionais. A ideia, para um próximo protótipo, seria adaptar um dispositivo Bluetooth (Bluetooth in the tooth!) para que ele mandasse os dados para um aplicativo de Smartphone próximo. Pelo que pude entender, o dente é removível para poder ser higienizado. Outra ideia para o desenvolvimento do aparelho seria que o usuário deixasse o “implante inteligente” em uma base para que sua bateria fosse carregada.

02_Smart-Tooth

Os dados obtidos podem trazer uma gama informação sobre os hábitos bucais do paciente para o dentista. Os pesquisadores acreditam que logo serão capazes de desenvolver um sensor que consiga marcar tudo o que você come e bebe automaticamente, além de frequência com que fuma e escova os dentes. Conhecendo melhor os hábitos dos nossos pacientes, ficaria mais fácil chegarmos ao diagnósticos de algumas doenças bucais, que têm a etiologia multifatorial.

Já existem outros produtos e sensores sendo pesquisados. O Tooth Tatoo é um sensor que pode ser “tatuado” no esmalte do dente e consegue detectar bactérias na saliva. O XGuard é outro exemplo de produto ultra high tech, já disponível no mercado. Ele é um protetor bucal com sensores que avisam o acúmulo de impactos que um atleta de esportes de impacto leva na cabeça. Veja o site AQUI

Veja o artigo científico completo original sobre os implantes inteligentes AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto