Uma notícia escabrosa que circulou pela Internet nesta semana. Um alerta para sempre prestarmos muita atenção de onde e de quem que estamos comprando nossos materiais para cirurgias.

Hoje em dia, os enxertos ósseos são uma realidade clínica quase que do dia-a-dia do cirurgião dentista que trabalha com implantes dentários. Doenças como Periodontite causam perda óssea e posterior perda dental. Muitas vezes falta osso para servir de ancoragem para os tratamentos com implantes. Nesses momentos lançamos mão de técnicas de enxerto e cirurgia avançada.

Uma das opções é usar osso de Banco de Ossos humanos. A técnica é consolidada e extremamente segura, porém é preciso observar com muito critério a proveniência dos ossos. Na última terça feira, dia 03/09/2013, a polícia fechou um Banco de Ossos clandestino que funcionava em uma casa em Londrina, Paraná. O material era vendido para Santa Catarina, Pará e Minas Gerais, direto aos dentistas ou para um intermediário, segundo reportagens da Internet.

E pior: os policiais não conseguiram achar comprovação de onde que vinham os ossos, que eram armazenados de maneira incorreta. Esse tipo de coisa deve dar um processo judicial do tamanho de um bonde para o dentista. É preciso muito cuidado antes de sair comprando osso humano por aí. As três especialidades que mais buscam o tecido ósseo para enxertos são os periodontistas, buco-maxilo faciais e implantodontistas. 

Reforço aos pacientes: as técnicas de enxerto que usam banco de ossos são totalmente seguras quando bem indicadas. 

– Recomendações –

– Procure conhecer muito bem o fornecedor. Se possível, tire um período do dia para visitar o local pessoalmente antes de comprar o osso.

– Procure referências. Converse com colegas que usam um banco de ossos há algum tempo e se informe. Acesse o site, ligue, faça perguntas. Veja se a empresa tem registro na ANVISA.

– Suspeite se o osso for muito mais barato que o praticado no mercado ou se o banco não pedir pelo menos um cadastro seu com CPF, CRO e outros dados. 

Link da notícia completaAQUI

Quem quiser deixar mais dicas, fique à vontade nos comentários!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto