Pesquisadores e profissionais da saúde já declararam guerra ao açúcar. Responsável por dezenas de doenças, se consumido em excesso, ele pode ser considerado o verdadeiro vilão do início do século XXI.

Esse vilão é sorrateiro. Ele está escondido. Está no suco de caixinha, no refrigerante, nos condimentos, no bolacha recheada, no leite achocolatado, nos embutidos e no açucareiro, em sua forma mais maléfica: branco e refinado. Não se iluda por seu gostinho bom e sensação de prazer instantânea. Ele é um dos responsáveis por este dado atual: 1/3 das crianças do Brasil estão obesas ou acima do peso. Um problema de saúde pública que já custa milhões de reais ao país. De cada 5 crianças obesas, 4 delas permanecerão obesas quando adultas. Alarmante!

bebe-obeso

Sem contar que ele é o principal causador da cárie. Sobre os dentes, o açúcar serve de alimento para as bactérias que soltam toxinas e conseguem furar o tecido mais duro do nosso corpo – o esmalte dental. A cárie está em declínio por causa dos recentes métodos de prevenção como o flúor na água de abastecimento, flúor tópico, a conscientização das pessoas sobre saúde bucal e também por causa dos dentistas, é claro. 

No cérebro, o açúcar age como uma droga. Sem exagero. As regiões do cérebro ativadas são as mesmas, liberando a substância dopamina, responsável, entre outras coisas, pela nossa sensação de prazer, mecanismo de recompensa do nosso corpo. Se houver consumo excessivo de açúcar, com muita frequência, existe chance da pessoa ficar viciada. Por isso que ele deve ser consumido com muita parcimônia, principalmente na infância. As crianças pequenas não escolhem o que vão comer, por isso cabe aos pais limitar o consumo de açúcar dos seus filhos.

Evite ao máximo os tipos de alimentos que contém açúcar, gorduras e baixo teor nutricional. O maior problema é fugir de tudo isso. Refrigerantes, sucos de caixinha, bolachas, sucos em pó, salgadinhos, bolinhos recheados e Fast Food fazem um mal danado e as propagandas desses produtos invadem nossas casas diariamente pela TV! Sabe-se hoje que o açúcar é responsável por inúmeras doenças como o diabetes tipo 2, a síndrome metabólica, todos os problemas que vêm junto com a obesidade, doenças cardiovasculares e ainda alguns tipos de câncer. Além de causar dependência. Tirar esses alimentos de uma criança, depois de consumidos frequentemente pode fazê-las sofrer quase que uma crise de abstinência.

criança obesa 2

A história conta um episódio tragicômico, nos primórdios da era do açúcar, no final do século XIV. O produto que chegou muito caro à Inglaterra, vindo das Índias Ocidentais, foi a coqueluche da nobreza. Os ingleses mais ricos comeram tanto dessa iguaria doce e viciante que muitos ficaram com seus dentes pretos e estragados, por causa da cárie dental. Como tudo que vinha da nobreza era considerado “chique”, os pobres chegaram ao ponto de pintar seus dentes de preto para imitar esta “nova moda” dos ricos que logo teriam que usar dentaduras.  

Muito além do peso

O documentário “Muito Além do Peso” CLIQUE AQUImostra a triste realidade da obesidade infantil e todos os problemas que ela acarreta. O documentário é de graça. Basta clicar no link para saber mais sobre o grande vilão do início deste século. Eu assisti e recomendo para todas as pessoas. O mundo está definitivamente virando um grande quadro de Botero! Vamos proporcionar uma alimentação e hábitos saudáveis para nossas crianças. 

Fonte – Revista Scientific American – Mente Cérebro Ano XIX, nº 246

Saiba mais no BLOG M DE MÃE

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto