Sim, minhas colegas de trabalho! Existiu uma época em que dentistas apareciam em propagandas de cigarro! Inclusive, o Papai Noel já foi garoto propaganda de várias marcas, bebês se barbeando com giletes e médicos diziam que era muito seguro fumar.

O Google imagens nos mostra uma infinidade de imagens ditas “Vintage”, que são apreciadas pelo seu glamour, mas não pelos seus dizeres. Veja várias delas que se relacionam com a saúde bucal:

Lembra até aquele xampu que parece, mas não é, Denorex. Lembram?

Essa é um clássico. Imagina um dentista recomendando cigarros! Com o espelhinho na mão e uma cara de pastel. Uma época em que fumar era visto como status social e não como um dos maiores causadores de câncer de pulmão, entre outros.

As pastas vinham em embalagens diferentes das de hoje. Reparem o tamanho da escova de dentes na figura da esquerda. Parece um escovão de chão. Tão grande que nem cabe na boca do cidadão. Do lado direito um amigão das dentaduras – o bom e velho Corega.

                

“Até você pode ter Gengivite – De 5 pessoas, 4 podem ter essa inflamação” – São os dizeres da propaganda da esquerda. E mandam usar a tal pasta “com massagem”. E um lembrete para que as pessoas procurem o dentista? Nem pensar, né?

Olha ele aí! Falei dele no primeiro parágrafo. Não tem relação com a odontologia, mas os caras faziam qualquer coisa para vender cigarros. 


“Pasta de Dente de Whisky”

– Scotch Toothpaste

Tradução:

“Por que brigar pela higiene oral?- aproveite! Veja aqui uma pasta de dentes do He-Man de verdade, o melhor argumento para escovar os dentes 3 vezes ao dia. Tubos de 2 1/2 onças com os sabores da coisa real – Scotch ou Bourbon. Sentimento da noite anterior na manhã seguinte. Faça bochechos com refrigerante, se você preferir.”

Este é um cupom de desconto para o produto. Os bebuns já cresceram o olho e levantaram as sobrancelhas, né?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto