Nossas vovós já diziam. Seus pais falaram também. Todo mundo já ouviu essa frase, pelo menos uma vez na vida. Que tal colocá-la em prática ?

Prevenção é tudo em saúde. O problema é que para muita gente, a prevenção não é um hábito. Prevenção é trabalho de formiguinha. Um pouquinho por dia, todos os dias. Prevenção é barato. Quatro ou cinco escovas de dente, alguns tubos de pasta de dente, três ou quatro caixinhas de fio dental e uma ou duas idas ao dentista por ano. 

Poxa, mas se é tão fácil e barato assim, porque temos tantos desdentados e tanta gente com problemas nos dentes? Vamos fazer algumas considerações, baseadas na minha experiência clínica:

1) A maioria das pessoas não sabe escovar os dentes. É uma triste realidade. Quando realizo consultas de instrução de higiene oral, percebo que muita gente não sabe aplicar a técnica correta. Daí a frase muita ouvida pelos dentistas: “Mas doutor, eu escovo, escovo, três a quatro vezes por dia e meus dentes continuam estragando.” Pode ser que a pessoa esteja usando a técnica errada ou ainda a escova errada. Não é vergonha nenhuma sentar na cadeira do dentista, pegar um espelho e aprender a escovar seus dentes. Às vezes, alguns pacientes dificultam essa nossa missão, ficando nervosos – “Você acha que eu não sei escovar os dentes???”. Nós dentistas conseguimos ver se a pessoa escova certo ou não.

[youtube]Mh_8u1Dl_Vg[/youtube]

ESCOVA CORRETA – cabeça pequena, cerdas macias, na mesma altura, com acabamento arredondado. Boa empunhadura, com durabilidade de 3 meses em média.

2) Preguiça de passar fio dental. O hábito deve ser adquirido desde que somos crianças. O fio dental apresenta uma certa dificuldade na técnica, mas que pode ser entendida com treino e prática. As pessoas podem achar que passar fio dental é uma perda de tempo. Muito pelo contrário. Você GANHA tempo lá na frente, evitando problemas gengivais e dentais. Veja o vídeo à seguir:

[youtube]VklasFzwAyo[/youtube]

3) Que tal ir ao dentista quando tupo está aparentemente bem? São poucas as pessoas que gostam de ir ao dentista. Nós sabemos disso. Sabemos também que muita gente passa por maus bocados na cadeira do dentista por só nos procurar quando a dor está no limite. Somos dentistas e não milagreiros! Não deixe a situação chegar ao extremo. Não é preciso ter dor ou dente quebrado para ir ao dentista. Programe-se com seu dentista. Peça para que a recepcionista ligue para você lembrando o dia da sua consulta. Compareça na consulta mesmo se você achar que está tudo bem. É sempre bom fazer uma limpeza preventiva uma ou duas vezes por ano. 

4) Leve uma vida saudável. Fumar não está mais na moda e não combina com nada. Se gostar de bebidas alcoólicas, consuma com parcimônia. Procure seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios. Tudo isso colabora para sua saúde bucal e geral. Prevenir é sempre melhor, mais barato e menos dolorido do que remediar.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto