Em saúde nada é simples. É impossível diminuirmos uma discussão filosófica, científica e diagnóstica às simples palavras “implante x endodontia” . Com algumas enquetes feitas com colegas no Facebook, pude confirmar a verdadeira dimensão da “caixa de ferramentas” da odontologia. Nada é preto no branco, não existe o completamente certo ou o totalmente errado quando falamos de opções de tratamentos, à não ser a nossa conduta com o paciente. Essa sim diferencia o verdadeiro profissional. 

Endo x Implante Dicas Odonto 2013

Essa parte de uma radiografia panorâmica foi apresentada para colegas dentistas discutirem sobre as mais variadas formas possíveis de tratamento para o problema do dente 46 (primeiro molar inferior direito). Mais de 60 colegas participaram dando suas opiniões. É óbvio que é impossível dar um diagnóstico preciso baseado em uma radiografia, sem conhecer o histórico clínico do paciente e sem um exame clínico completo, mas podemos fazer um pequeno exercício, para gerar discussão e termos diferentes pontos de vista. Não só sobre qual ou quais tratamentos podem ser realizados, mas também sobre qual seria a conduta perante ao paciente. 

O objetivo dessa postagem não é definir qual é o certo e qual é o errado. Porém, fica bem claro para mim que existe um caminho a percorrer antes de decidirmos o destino desse dente. Será que ele ainda serve como base para uma nova prótese? Será que ele está categoricamente perdido? E se a gente fizer uma tentativa de salvar o dente pelas vias conservadoras e depois de 2 meses esse dente fraturar na furca e precisar ser extraído? Será que o paciente vai aceitar bem isso? Essas e outras indagações ficam perambulando na nossa cabeça enquanto pensamos nas várias maneiras de tratar este dente.

Seguindo pela via conservadora, temos quase que uma faculdade toda de odontologia para realizar neste dente. Procedimentos das áreas de prótese, endodontia e periodontia seriam necessários. Isso tudo levaria tempo. Um tempo de espera pelo início de regressão da lesão periapical, alguns colegas citaram. Outro tempo aguardando o comportamento do dente, deixando ele alguns meses com um provisório, outros colegas lembraram. E se o paciente for daqueles imediatistas, que querem resolver logo esse problema, mesmo que envolva ter que tirar o dente e colocar um implante? É errado extrair este dente para colocar implante? Sabemos que o implante não é a solução de todos os problemas e vale lembrar que existem algumas lesões naquele osso. Será que não é um risco, também, partir para o implante imediato?

Um colega me chamou atenção pelo seu comentário: “tomografia deste dente, primeiro.” Se existe dúvida e temos uma ferramenta fabulosa como a tomografia digital em alta definição, por que não utilizá-la para encontrar uma possível fratura de furca que possivelmente condenaria este dente de vez? 

O que devemos fazer então? Apresentar as formas de tratamento viáveis ao paciente da maneira mais clara possível e decidir junto com ele. Essa é a hora de explicar tudo nos mínimos detalhes e de deixar claro que mesmo tentando conservar o dente, ele pode quebrar e um dia pode precisar fazer a extração. Tem paciente que ama seu dente de paixão! E tem paciente que vai querer se livrar logo deste dente.

A chave aqui está no diagnóstico preciso e no prognóstico. Aí depois de tudo isso ser considerado, vem a parte do preço do tratamento, que é outro fator que o paciente leva em consideração para a escolha do caminho à seguir. Não é uma guerra do endodontista contra o implantodontista, da endo contra o implante ou do conservador contra o radical. São formas variadas de se chegar ao resultado final que todos querem: um dente saudável, estético, sem infecção e em função mastigatória.

Muito Obrigado pela participação de todos e aguardo por mais discussão saudável nos comentários!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto