Dentistas de São Paulo, vocês sabiam que tinha como fazer esse tipo de denúncia? Existe um canal aberto para se fazer denúncias quando alguns convênios deixam a ética de lado para mudar cláusulas de contratos ou para glosar seus procedimentos sem um motivo concreto. 

Plano de saúde odontológico anti ético

Recentemente, um amigo meu dentista, me mandou um e-mail sobe algumas mudanças que um convênio odontológico estava realizando no contrato. Há algum tempo atrás, algumas operadoras exigiam radiografias periapicais antes e depois de qualquer procedimento, mesmo que o dentista não julgasse necessário. Isso é um absurdo, pois expõe pacientes ao raio X sem necessidade, com objetivo único de “provar” que o procedimento foi realizado pelo dentista. Isso gerou e ainda gera muita discussão. Muitos convênios colocam isso no contrato e o dentista vai lá e assina, vende sua alma ética para a empresa.

Alguns procedimentos não precisam mais de radiografia inicial e final, mas agora uma grande operadora de convênios quer exigir fotografias digitais – inicial e final – dos procedimentos. Não basta a assinatura do dentista na ficha? Não basta a assinatura do paciente na ficha e toda a burocracia? Não. Palavra de dentista não vale nada para essas empresas. Mais um motivo para os dentistas enxergarem que muitas dessas empresas não querem saber de nada além do dinheiro entrando.

oops

Então agora o jogo muda no meio do caminho. O dentista tem que arranjar uma câmera digital por cadeira, organizar as fotos iniciais e finais de cada procedimento, para cada paciente para não ser glosado. Uma clínica grande vai ter que contratar alguém só para cuidar dessa função. Vamos colocar no papel e ver se tudo isso vale a pena? Eu acho que tem gente pagando para trabalhar. Muitas dessas empresas só pedem, exigem e não dão nada em troca além do desrespeito e da glosa. Se algum convênio estiver pedindo radiografias sem necessidade, denuncie. Veja como neste link AQUI.

“QUANDO DENUNCIAR?

O cirurgião-dentista deve acionar o CROSP sempre que verificar infração
ou indícios de infração às normas éticas:
• Exigência indiscriminada de Raios-X;
• Glosas imotivadas;
• Não pagamento dos procedimentos realizados;
• Irregularidades na atuação dos auditores;
• Descredenciamentos imotivados, irregulares ou indevidos;
• Infração aos direitos fundamentais dos cirurgiões-dentistas, estabelecidos no
Código de Ética Odontológica;
• Inobservância dos deveres das Operadoras, estabelecidos no Código de Ética
Odontológica;
• Entre outros”

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto