Essa é para deixar qualquer um de boca aberta. Um dentista que atuava há 36 anos em diversos consultórios foi preso agora no início de 2013. Acredito que seja hora dos conselhos investirem mais em fiscalização.

A cidade é Nazaré da Mata, localizada a 80 Km de Pernambuco. O nome do criminoso: José Lins Aragão. O consultório localizado em uma sobreloja não levanta muitas suspeitas. Tem aquela característica de clínicas populares do centro das cidades. Os diagnósticos falsos dados aos pacientes: câncer bucal. Não entra na minha cabeça alguém ter frieza o suficiente para inventar um diagnóstico desses simplesmente para ganhar dinheiro.

Falso dentista

O câncer bucal não é inteiramente confirmado no exame clínico. Se o dentista suspeita de uma lesão, o procedimento envolve uma pequena cirurgia chamada biópsia. A biópsia consiste na retirada do pedaço de tecido suspeito para estudo. Essa amostra é enviada para um exame histopatológico para confirmação ou não da suspeita do dentista. Isso pode ser acompanhado pelo paciente. O exame vem acompanhado de um laudo e o paciente com lesões malignas deve ser encaminhado para o oncologista para posterior tratamento médico, se necessário.

Vale à pena entrar AQUI no link do site R7 e assistir a reportagem. Uma das pacientes suspeitou do diagnóstico e foi procurar outra opinião. Pelo que deu para ver no vídeo, ela tinha sequelas de problema periodontal e acúmulo de cálculo na região dos incisivos inferiores. O falso dentista só foi preso porque muitos pacientes foram procurar a polícia.

Prestem atenção em alguns detalhes para saber se a pessoa que vai tratar a sua boca é dentista de verdade. Dentista tem que ter carimbo com nome e CRO – número do conselho regional de odontologia de cada estado. O site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) oferece uma ferramenta simples para consulta de CRO. Nesse caso fiz a pesquisa com o nome do falsário, vejam só o print:

Falso dentista Dicas Odonto

A não ser que exista um profissional lá em Pernambuco com o mesmo nome, o que não é caso. Uma dica para o pessoal do CFO seria colocar a foto do profissional, como vemos na consulta do site da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

FAÇA SUA PESQUISA DE CRO AQUI

O “malacabado” estava fazendo cirurgias desnecessárias! Na grande maioria das vezes, os dentistas receitam medicamentos após procedimentos cirúrgicos. Esta receita deve ser carimbada e ali que você pode ver o CRO. Muita pessoas lesadas pelo falso doutor estavam com dores e procuraram o polícia. Ele, provavelmente, vai responder por exercício ilegal da profissão e lesão corporal.

SAIBA MAIS SOBRE CÂNCER BUCAL E O ESPECIALISTA QUE CUIDA DESSA DOENÇA

Junto com isso, a fiscalização dos Conselhos deve ser revista. Principalmente em cidades pequenas, longe dos grandes centros.       

IMPORTÂNCIA DO AUTO-EXAME PARA O CÂNCER BUCAL

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto