Dentista e organização andam juntos. Em nossos consultórios, temos que guardar centenas de pecinhas, instrumentos, materiais dentários e etc. Temos ciclos de esterilização, materiais descartáveis, lixo separado e produtos de limpeza e detergentes para fins variados. Uma cirurgia será muito mais tranquila quando a mesa clínica estiver em ordem e organizada. 

Cirurgia de exodontias múltiplas, colocação de enxerto e instalação de Prótese provisória

Cirurgia de exodontias múltiplas, colocação de enxerto e instalação de Prótese provisória

Nosso foco é a boca, mas toda hora temos que olhar para nossa mesa clínica ou cirúrgica para escolher o instrumento ou material necessário. Se este local não estiver bem organizado, podemos tornar os procedimentos mais demorados e complicados. Essa dica é mais direcionada aos acadêmicos e recém formados. O costume é essencial para que a organização vire rotina. 

Uma dica dos professores de faculdade e especialização é a divisão da mesa em quadrantes. Deixe os materiais que você vai usar primeiro mais perto e a os instrumentos de sutura em outro quadrante, mais longe, pois eles só serão necessários ao final do procedimento. 

Quando se tira um material da mesa cirúrgica, ele volta ao mesmo lugar. O desafio mesmo é terminar uma cirurgia com a mesa montada exatamente como ela começou. Assim, você não se confunde ao pegar bisturis, por exemplo e evita acidentes com materiais perfuro-cortantes.

Mesa Clínica Dicas Odonto 2

Isso também serve de diferencial. Um dentista organizado aproveita melhor seu tempo e não o desperdiça. Vocês sabem que tempo é dinheiro, né? É bacana também também treinar sua auxiliar nesse sentido. Assim, ela organiza a mesa junto com você e um fica de olho no outro até chegarem perto da perfeição. Aumente sua eficiência e diminua suas preocupações com acidentes e materiais que acabam “se escondendo” em meio a bagunça. 

Deixe sua dica também, doutor! Basta escrever ali embaixo nos comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto